id
stringlengths 3
7
| url
stringlengths 31
389
| title
stringlengths 1
250
| text
stringlengths 6
443k
|
---|---|---|---|
4586502 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Romulea%20columnae | Romulea columnae | Romulea columnae é uma espécie de planta com flor pertencente à família Iridaceae.
A autoridade científica da espécie é Sebast. & Mauri, tendo sido publicada em Florae Romanae Prodromus exhibens centurias xii Plantarum 18. 1818.
Portugal
Trata-se de uma espécie presente no território português, nomeadamente os seguintes táxones infraespecíficos:
Romulea columnae subsp. columnae - presente em Portugal Continental, no Arquipélago dos Açores e no Arquipélago da Madeira. Em termos de naturalidade é nativa das três regiões atrás referidas. Não se encontra protegida por legislação portuguesa ou da Comunidade Europeia.
Romulea columnae subsp. grandiscapa - presente no Arquipélago da Madeira. Em termos de naturalidade é endémica da região Macaronésia. Não se encontra protegida por legislação portuguesa ou da Comunidade Europeia.
Bibliografia
Checklist da Flora do Arquipélago da Madeira (Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens) - Grupo de Botânica da Madeira
Romulea columnae - Portal da Biodiversidade dos Açores
Romulea columnae - The Plant List (2010). Version 1. Published on the Internet; http://www.theplantlist.org/ (consultado em 29 de setembro de 2014).
Romulea columnae - International Plant Names Index
Castroviejo, S. (coord. gen.). 1986-2012. Flora iberica 1-8, 10-15, 17-18, 21. Real Jardín Botánico, CSIC, Madrid.
Ligações externas
Romulea columnae - Flora Digital de Portugal. jb.utad.pt/flora.
Romulea columnae - Flora-on
Romulea columnae - The Euro+Med PlantBase
Romulea columnae - Flora Vascular
Romulea columnae - Biodiversity Heritage Library - Bibliografia
Romulea columnae - JSTOR Global Plants
Romulea columnae - Flora Europaea Romulea columnae - NCBI Taxonomy Database
Romulea columnae - Global Biodiversity Information Facility
Romulea columnae'' - Encyclopedia of Life
Flora de Portugal
columnae |
3166361 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Fitna%20%28filme%29 | Fitna (filme) | Fitna ( em árabe : فتنة ) é um curta-metragem de cunho político produzido pelo parlamentar neerlandês Geert Wilders com a sua visão sobre a religião do Islã . Com pouco menos de 17 minutos de duração, o filme mostra trechos de Suras do Alcorão, intercaladas com clipes de mídia e recortes de jornais mostrando ou descrevendo atos de violência, incentivo ao ódio, ataques terroristas por muçulmanos.
O filme tenta mostrar que o Alcorão motiva seus seguidores a odiar todos os que violam os ensinamentos islâmicos, e assim, que o Islã incentiva entre outras coisas, atos de terrorismo, o anti-semitismo, a violência contra mulheres, violência e subjugação dos "infiéis" e contra os homossexuais. Uma grande parte do filme detalha a influência do Islã na Holanda.
O filme foi publicado na internet em 2008. Pouco antes de seu lançamento, o anúncio foi suspenso de seu site pelo fornecedor americano por causa da controvérsia gerado. Ele provocou um debate ainda presente na Holanda, bem como no estrangeiro, e um processo criminal.
O título, a palavra árabe "Fitna", pode ser traduzida como "briga", "divisão", "discórdia" ou ainda, um "teste de fé nos momentos de provação ". Wilders, um proeminente crítico do Islã, descreveu o filme como "uma chamada para afastar a insidiosa tirania da islamização".
Em 27 de março de 2008, Fitna foi liberado para a Internet no site de partilha de vídeos Liveleak em versões em neerlandês e Inglês, recebendo mais de 1 milhão de visitas. No dia seguinte, Liveleak removeu o filme dos seus servidores, citando ameaças graves para a sua equipe. Em 30 de Março, Fitna foi restaurado no Liveleak após uma atualização de segurança, apenas para ser novamente removido logo em seguida pelo próprio Wilders devido a violações de direitos autorais de imagens utilizadas no filme. Uma segunda edição foi lançada mais tarde, quando algumas destas imagens reclamadas foram retiradas, e outras tiveram autorização para serem exibidas.
Roteiro
Islã e o Terrorismo
O filme começa com uma advertência de que contem imagens chocantes. Em seguida, o Corão é aberto e é apresentado uma caricatura do profeta Maomé (feita pelo jornal dinamarquês Jylland Post), logo após, a 8ª Surata, verso 60:
"Mobilizai tudo o que puderes, em armas e cavalaria, para infundir terror nos corações dos inimigos de Deus e seus inimigos."
Em seguida, imagens do atentado ao World Trade Center, seguidas do áudio do pedido de socorro de uma mulher ao Serviço de Emergência, durante o ataque do 11 de Setembro.
Dando seqüència, é mostrado imagens do atentado aoMetrô de Madrid, ao mesmo tempo que um clérigo muçulmano afirma que "Deus fica feliz quando não-muçulmanos são mortos."
A Sura seguinte, An-Nisa versículo 56, é mostrado como uma justificativa para o anti-semitismo islâmico . O Sheikh Bakr Al-Samarai é mostrado levantando uma espada ao declarar: "Se Deus permite-nos, ó nação de Maomé, mesmo a pedra dirá 'Oh muçulmano. Um judeu está escondendo atrás de mim, vem e cortar a cabeça dele.' E vamos cortar sua cabeça! Por Deus , vamos cortá-lo! Oh judeus! Allahu Akbar! Jihad por amor de Deus! " Um auditório de centenas de pessoas respondem com gritos de aprovação e sacudindo o punho.
Após isso, uma garotinha muçulmana, de três anos de idade, diz que os judeus são "macacos e porcos" porque "Deus" disse "no Alcorão" em uma entrevista na TV Iqraa. Imagens de atentados em Londres e assassinatos na Somália dão sequencia. Mais antissemitismo é apresentado por um Imã não identificado, que diz: "Judeus são judeus. Eles são aquelas que devem ser massacrado e morto." As crianças-soldados em uniforme são mostrados segurando armas. Imagens de muçulmanos agradecendo Hitler e fazendo a saudação nazista são mostradas.
A Sura 47, versículo 4, é relacionada ao assassinato do cineasta holandês Theo van Gogh, cometido por Mohammed Bouyeri. Bouyeri é relatado como dizendo: "Se eu tivesse a oportunidade de sair da prisão, e eu tivesse a oportunidade de fazê-lo novamente, o que eu fiz em 02 de novembro, Deus! teria feito exatamente o mesmo." Manifestantes são mostrado apoiando o assassinato de Theo van Gogh, advertindo os outros a prestar atenção à lição ou "irá pagar com seu sangue".
Manchetes dos jornais holandeses são reproduzidas, delineando intimidar ameaças de morte a proeminentes críticos do Islão, mais precisamente Theo van Gogh, o político Geert Wilders e então deputada Ayaan Hirsi Ali.
Após, um clérico na TV Saudita Iqraa pede "gargantas cortadas e decapitações" ao que se segue imagens da decapitação de Eugene Armstrong.
O Alcorão como um meio para o universalismo islâmico
Sura 4 , versículo 89, é ouvida, e traduzido aqui como:
"Esperam eles, que renegueis como renegarm eles, para que sejam todos iguais mas desejo que vos rejeitar a fé, assim os tenha como amigos de suas fileiras, até que tenham fugido para o caminho de Alá. Mas, se eles se rebelarem, apreendê-los e matá-los onde quer que tu encontrá-los, e não tomeis nenhum deles por amigos ou ajudantes de suas fileiras".
Isso é mostrado através de um popular que diz: "Se alguém se converte ao cristianismo, ele merece a pena de morte", que refere-se à pena de morte para a apostasia no Islã. Um imã não identificado declara: "O Islâmico é superior aos judeus, aos cristãos, aos budistas, aos hindus. A única lei que Alah aceita é o islamismo. E qualquer um que aceitar outra lei que não o Islã, não será aceito". Um curto videoclipe mostra albaneses atacando uma Igreja Ortodoxa Sérvia em Kosovo durante os tumultos de 2004.
São mostradas notícias sobre agressões e ameaças de morte ao ex-muçulmanos Ehsan Jami, do escritor indiano Salman Rushdie e de Ayaan Hirsi Ali, autora do livro "Infiel".
Aiatolá Ali Meshkini fala em um sermão da sexta-feira sermão: "O Islã é uma religião que já governou o mundo. E irá governá-lo novamente."
A Sura final utilizada no filme é Sura 8, versículo 39
Presidente Mahmoud Ahmadinejad do Irã é citado como tendo dito:
"A mensagem da Revolução é global, e não se restringe a um lugar específico ou tempo. Não tenha dúvida ... Se Deus quiser, o islamismo conquistará o quê? Ele vai conquistar todos os topos de montanha do mundo.
Ibrahim Mudeiris é visto falando com uma congregação. Ele diz: "Temos que já dominamos o mundo antes e por Alá, o dia virá quando nós iremos governar o mundo inteiro novamente! Chegará o dia em que vai governar os Estados Unidos. Chegará o dia em que governaremos a Grã-Bretanha! "
Abdul Rahman Saleem fala em Inglês: "Nós (muçulmanos) conquistaremos os EUA! Nós conquistaremos Reino Unido! Nós conquistaremos a Europa! Vocês derrotarão todos els! Vocês serão vitoriosos! Vocês conquistarão o Egito! Confiança em Deus!"
Após, são mostradas imagens de manifestantes em frente à embaixada dinamarquesa na Grã-Bretanha, segurando cartazes onde se lia: "Islã irá dominar o mundo" e "Liberdade: vá para o inferno".
O Islã nos Países Baixos
O segmento final do filme trata de questões relacionadas ao Islã na Holanda, sob o título: "A Holanda sob o feitiço do Islã ". Essas questões incluem oposição à democracia, a visão islâmica sobre a homossexualidade e de tratamento de mulheres no Islã.
Uma pessoa não identificada afirma que "a mesquita fará parte do sistema do governo da Holanda", em uma aparente recusa a aceitar a democracia liberal, enquanto é mostrada uma manchete de jornal "Gabinete: nenhuma proibição para burka"; em seguida, uma mulher muçulmana totalmente encoberta.
Um gráfico que mostra o número de muçulmanos na Holanda desde 1909 é mostrado contra um fundo de mulheres muçulmanas. Policiais holandeses são mostrados tirando os sapatos antes de entrarem em uma mesquita. Um muçulmano holandês expressa seu desejo de promulgar um crime de honra, se sua mãe ou irmã cometer "zina", o conceito islâmico de sexo extraconjugal. Outro condena a homossexualidade e o adultério, dizendo que "O Islã considera isso algo como que um crime."
Um cartão postal é indicado, aparentemente, da Holanda, com fotos de mesquitas no lugar de atrações turísticas, com as palavras "Groeten uit Nederland" (cumprimentos dos Países Baixos), sobreposto.
As gravações de áudio que se diz terem sido tiradas de mesquitas mostram imãs denunciando os "partidos políticos", e conceitos mundanos como o liberalismo e a democracia. Outro afirma que os adúlteros devem ser "apedrejados" até a morte.
A pergunta " A Holanda no futuro?" fica no alto do vídeo, enquanto são mostradas imagens de gays sendo enforcados, crianças xiitas mostradas com sangue cobrindo seus rostos, após terem sido cortados com facas pelos idosos, de acordo com a tradição do Dia da Ashura, uma série de vídeos mostram mutilação genital feminina, a cabeça de mulher decapitada caída ao chão, e uma mulher vestida com uma burca de ser baleado na cabeça por um homem, toda esta sequencia mostrando um possível futuro da Holanda sob o domínio da Sharia.
Por fim, uma sucessão de manchetes de jornal são mostradas, com histórias relacionadas ao Islã na Holanda, suas opiniões, ações, ambições e política. Algumas manchetes verificados são:
"Sudaneses exigem a execução de professora Britânica"
"Quase metade dos jovens marroquinos é anti-ocidental"
"Marroquinos jogam gay na água"
"Jogue os gays do alto dos edifícios"
"A Al-Qaeda anuncia pena de morte Jihad contra Wilders"
O filme termina com uma mão segurando uma página do Alcorão e um apelo de Wilders para derrotar "a ideologia islâmica", comparando-a com o comunismo e o nazismo.
Reação
Antes mesmo do seu lançamento, o filme já provocava preocupação nos Países baixos, temendo situação igual a aquela enfrentada pela Dinamarca devido as charges publicadas pelo Jylland-Post. O governo Balkenende cogitou proibir o filme alegando que este colocaria em risco os soldados holandeses no Afeganistão, a possibilidade de atentados terroristas nos Países Baixos. O governo chegou a preparar um plano de fuga para diplomatas que atuavam em países Islâmicos. Holanda e Dinamarca retiraram funcionários de suas embaixadas em vários países muçulmanos da África, Ásia e também da Turquia.
A ONU, através do se Secretário-Geral, Ban Ki-Mon, condenou o documentário, afirmando que o filme era "Anti-islamico" e a União Europeia, através de comunicado lançado pelos seus Ministros de Relações Exteriores conderam o curta, alega que ele "não tem outro objetivo além de fomentar o ódio."
Filmes dos Países Baixos de 2008
Documentários dos Países Baixos |
5979842 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Delias%20totila | Delias totila | Delias totila é uma borboleta da família Pieridae. Foi descrita por Karl Borromaeus Maria Josef Heller em 1896. É endémico para a Nova Bretanha.
Ligações externas
Delias em Lepidoptera e algumas outras formas de vida de Markku Savela
totila
Insetos descritos em 1896 |
6711992 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Processamento%20direto | Processamento direto | Processamento direto (inglês: straight-through processing (STP)) é um processamento de informações contínuo e totalmente automatizado. Os dados primários podem ser gerados tanto por sistemas automáticos quanto por entrada manual, mas sua transmissão e processamento subsequentes são totalmente automáticos.
Em um sentido mais restrito, a tecnologia STP pressupõe que a corretora atua como um intermediário automático entre os clientes e o mercado externo. Os pedidos dos clientes são encaminhados automaticamente para realização de transações no mercado externo ou para uma grande contraparte.
Transações
O STP foi desenvolvido para negociação de ações no início da década de 1990 em Londres para processamento automatizado nos mercados de ações.
No passado, a realização de pagamentos sempre exigia trabalho manual. O processo geralmente levava várias horas. Além disso, a intervenção humana adicional levava a um maior risco de erros.
Com a ajuda do STP, transações com dinheiro ou valores mobiliários podem ser processadas e concluídas no mesmo dia.
Os pagamentos ainda podem não ser STP devido a vários motivos.
Vantagens
Quando totalmente implementado, o STP pode beneficiar os gestores de ativos com ciclos de processamento mais curtos, redução do risco de liquidação e menores custos operacionais.
Alguns analistas do setor acreditam que a automação de 100% é uma meta inatingível. Em vez disso, eles promovem a ideia de elevar os níveis internos de STP dentro da empresa, incentivando grupos de empresas a trabalhar em conjunto para melhorar a qualidade da automação de informações transacionais entre si, seja em uma base bidirecional ou como uma comunidade de usuários (STP externo). Outros analistas, no entanto, acreditam que o STP será alcançado com o advento da interoperabilidade dos processos de negócios.
Mercado financeiro |
1828867 | https://pt.wikipedia.org/wiki/%C5%81abiszyn | Łabiszyn | Łabiszyn é um município da Polônia, na voivodia da Cujávia-Pomerânia e no condado de Żnin. Estende-se por uma área de 2,89 km², com 4 528 habitantes, segundo os censos de 2016, com uma densidade de 1566,8 hab/km².
Ligações externas
Municípios da Polónia
Cidades da Cujávia-Pomerânia |
3714009 | https://pt.wikipedia.org/wiki/NGC%20316 | NGC 316 | NGC 316 é uma estrela na direção da constelação de Pisces. O objeto foi descoberto pelo astrônomo William Parsons em 1850, usando um telescópio refletor com abertura de 72 polegadas.
Veja também
Astronomia extragaláctica
Lista de galáxias
Lista de objetos NGC
Ligações externas
316
Estrelas
Constelação de Pisces
de:Liste der NGC-Objekte von 1 bis 500#Nr. 301 bis 400 |
2719145 | https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rie%20%28literatura%29 | Série (literatura) | Na literatura, série é um nome usado para fazer referência a uma forma de narração (dentro de um gênero) no qual a história é dividida em partes (geralmente livros ou volumes), publicadas de forma contínua (tipicamente cronológica).
O termo "série" é bastante usado nas bibliotecas e na ciência da informação para materiais "de qualquer área publicados com o mesmo título e dispostos numa sucessão de partes discretas, geralmente enumeradas (ou datadas), que aparecem em intervalos regulares ou irregulares sem conclusão predeterminada".
História
A ideia de histórias sendo contadas em forma de série tem sua origem no famoso As Mil e uma Noites, que consiste numa série de histórias publicadas, ou "romances publicados". A história principal é sobre Xerazade a contar histórias para o Rei Xariar, e ela precisa mantê-lo interessado em cada história, para escapar da execução na manhã seguinte. Ela conta a história em séries, começando cada uma delas com uma narrativa interessante, deixando-o no clímax do conto, e continuando na noite seguinte. Isso deixa o Rei ansioso, esperando pela próxima noite para ouvir o que acontece depois. Muitos dos contos dela se estendem por várias noites ou episódios. Por exemplo, "As Três Maçãs" é narrada em cinco noites, "Addullah o Pescador e Abdullah o Tritão" é narrado em seis noites, "O Conto de Hunchback" é narrado em dez noites, "As aventuras do Deus Mercúrio" é narrada em onze noites, "Ali Babá e os Quarenta Ladrões" é narrado em treze noites, "O Cavalo Ébano" é narrado em 14 noites, "Sinbad o Marujo" é narrado em 30 noites, "As Aventuras de Bulukiya" é narrado em 47 noites, e "Aladdin" é narrado em 78 noites.
Na literatura do século XIX, muitos escritores ganharam a vida escrevendo histórias de forma serial em revistas populares. Muitos dos romances de Charles Dickens, por exemplo, foram publicados dessa maneira, e é essa a razão de muitos deles serem tão longos - quanto mais capítulos Dickens escrevia, mais tempo a série passava na revista e mais dinheiro era arrecadado.
Outros escritores famosos que escreveram séries literárias incluindo Wilkie Collins, inventor do romance inglês sobre detetives e autor da obra "The Moonstone"; Sir Arthur Conan Doyle, quem criou as histórias de Sherlock Holmes originalmente para publicação na revista The Strand; e o escritor polonês Boleslaw Prus, autor das séries de romances "The Outpost" (1885-86), "The Doll" (1887-89), "The New Woman" (1830-93) e seu romance mais famoso, "Pharaoh". O romancista francês Honoré de Balzac pretendeu transformar sua vasta obra em uma única grande série, intitulada A Comédia Humana, que seria uma representação completa da sociedade de sua época. Nela podemos acompanhar o desenvolvimento de diversas personagens em diferentes romances, como Lucien de Rubempré em Illusions perdues e Splendeurs et misères des courtisanes. O projeto geral, contudo, ficou inacabado.
Há também vários escritores contemporâneos cujas obras estão entre os best sellers, como J. K. Rowling, autora da famosa série infanto-juvenil Harry Potter, Stephenie Meyer, autora da saga Crepúsculo, e Dan Brown, famoso pela polêmica obra O Código da Vinci.
Conceitos literários |
2751611 | https://pt.wikipedia.org/wiki/La%20cometa | La cometa | La cometa é uma obra do pintor e gravurista espanhol Francisco de Goya. Encontra-se preservada no Museu do Prado.
Esta pintura pertence a uma série de cartões que Goya fez em 1778 para decorar a sala de jantar dos príncipes no Palacio Real de El Pardo, em Madrid. Esta série também continha quadros intitulados Jugadores de naipes e Niños inflando una vejiga.
Bibliografia
Lafuente Ferrari, Enrique. Museo del Prado. Pintura española de los siglos XVII y XVIII. Aguilar S.A. 1964
Ligações externas
Pinturas no museu do Prado
Pinturas de Goya |
150025 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Le%20Monde | Le Monde | Le Monde é um jornal diário francês fundado por Hubert Beuve-Méry e continuamente publicado em Paris desde a sua primeira edição em 19 de dezembro de 1944. É um dos mais importantes e amplamente respeitados jornais do mundo.
É um dos dois principais jornais franceses ao lado do Le Figaro e a principal publicação do Grupo La Vie-Le Monde. Tinha uma circulação média de exemplares por edição em 2009, cerca de 40 mil das quais vendidas no exterior. O jornal tem próprio site desde 19 de dezembro de 1995 e é muitas vezes o único jornal francês facilmente obtido em países não francófonos. Ele não deve ser confundido com a publicação Le Monde diplomatique, da qual o Le Monde tem 51% de participação, mas que é editorialmente independente.
O lado jornalístico do jornal tem uma forma colegial da organização, em que a maioria dos jornalistas não são apenas de docentes, mas os intervenientes financeiros na empresa, bem como, e participar nas eleições de alta gerência e executivos seniores. Nos anos 1990 e 2000, o Grupo La Vie-Le Monde foi expandido sob a gestão do editor Jean-Marie Colombani com uma série de aquisições. No entanto, a sua rentabilidade não era suficiente para cobrir as grandes dívidas que assumiu para financiar essa expansão e procurou novos investidores em 2010 para salvar a empresa da falência. Em junho de 2010, os investidores Matthieu Pigasse, Pierre Bergé e Xavier Niel adquiriram uma participação controladora no jornal.
Ao contrário de outros jornais do mundo, como The New York Times, o Le Monde era tradicionalmente focado em oferecer análise e opinião, em vez de ser um jornal de registro. Por isso, era considerado menos importante para o jornal oferecer o máximo de cobertura de notícias do que oferecer uma interpretação cuidadosa de eventos atuais. Por exemplo, no 10º aniversário do afundamento do Rainbow Warrior, o jornal implicou diretamente François Mitterrand, que era o presidente francês na época, na operação. Nos últimos anos, no entanto, o jornal criou uma maior distinção entre fato e opinião.
Ver também
Le Figaro
Ligações externas
Fundações na França em 1944
Jornais da França
Jornais em língua francesa
Palavras, frases e expressões em francês
Publicações fundadas em 1944 |
1596338 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Escrevedeira-r%C3%BAstica | Escrevedeira-rústica | A escrevedeira-rústica (Emberiza rustica) é uma ave da família Fringillidae.
Nidifica em latitudes boreais do Velho Mundo, distribuindo-se principalmente pela Ásia. Atinge na Europa o limite ocidental da sua área de distribuição, tendo uma população substancial na Suécia e na Finlândia.
As populações desta escrevedeira são totalmente migradoras, invernando no extremo sueste da Ásia (China, Coreia e Japão).
Subespécies
São reconhecidas 2 subespécies:
E. r. rustica - quase toda a Eurásia excepto Anadir e Kamchatka
E. r. latifascia - Anadir e Kamchatka
Referências
Ligações externas
Observações de escrevedeira-rústica em Portugal
rustica
Aves descritas em 1776 |
5572930 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Tsagaan%20Sar | Tsagaan Sar | O ano-novo lunar Mongol, mais conhecido como Tsagaan Sar (, Cagán sar / ᠴᠠᠭᠠᠨ ᠰᠠᠷᠠ ou, literalmente, Lua Branca), é o primeiro dia do ano de acordo com o calendário lunissolar da Mongólia. O festival do ano-novo é celebrado pelos mongóis. Este festival é comemorado originalmente no outono e tem influências xamânicas.
Temporização
O festival da Lua Branca é celebrado nos três primeiros dias do primeiro mês lunar do ano. A data simboliza o primeiro dia da primavera, e portanto o festival costuma cair entre os meses de janeiro e fevereiro no calendário gregoriano.
Cerimônia
Os costumes de Tsagaan Sar variam de acordo com a região. É comum famílias queimarem velas em altares simbolizando a iluminação budista. Também existem saudações específicas para o evento, como "Амар байна уу?" (Amar baina uu?), significando "você está vivendo em paz?". Presentes também são trocados com amigos e parentes no dia, e uma família típica vai se encontrar na residência do membro mais velho da família. Muitas pessoas vestem roupas típicas do país. Após a cerimônia, as pessoas comem rabo de ovelha, carneiro, arroz com coalhada, laticínios e buuz. Também é comum beber airag, leite de égua.
O dia antes de Tsagaan Sar é chamado Bituun, o nome dado para a fase lunar da lua nova. As fases são chamadas de Bituun (nova), Shined (crescente), Tergel (cheia) e Huuchid (minguante). No dia de Bituun, costuma-se fazer uma limpeza extensiva nas residências; pastores também lavam os abrigos de seus animais. A cerimônia de Bituun também inclui a queima de velas, para celebrar a iluminação de todos os seres conscientes, e a colocação de três pedaços de gelo porta da frente para o cavalo de Palden Lhamo, uma deidade muito celebrada na Mongólia e no Tibete e que acredita-se que visite todas as casas nesse dia.
Alimentos
A comida tradicional na Mongólia para o festival inclui produtos lácteos, arroz com coalhada (tsagaa-цагаа) ou arroz com passas (berees-бэрээс), uma pirâmide de tradicionais biscoitos fritos erguidos em um prato largo que simboliza o Monte Sumeru ou o reino de Shambhala, um grelhado de ovelhas e carne moída bovina ou de carneiro cozida ao vapor dentro de uma massa, buuz e carne de cavalo. Tsagaan Sar é uma festa luxuosa, exigindo preparação com dias de antecedência, já que os cidadãos fazem grandes quantidades de buuz e preparam ul boov, um grande bolo decorada que funciona como decoração e sobremesa.
Período comunista
Durante o período Comunista na Mongólia, o governo proibiu as comemorações de Tsagaan Sar e tentou substituí-lo com um feriado chamado "Dia do Pastor Coletivo", mas a comemoração original voltou a ser realizada depois da Revolução Democrática na Mongólia, em 1990.
Datas
O calendário mongol no sistema Tegus Buyantu é lunissolar. A astrologia Tegus Buyantu foi desenvolvida pelo sumo-sacerdote Luvsandanzanjantsan (1639-1704), a primeira reencarnação de Blama-yin Gegegen (Ламын гэгээн).
Ver também
Lista de festivais budistas
Celebrações do ano-novo lunar em outras partes da Ásia:
Ano-novo chinês (Festival da Primavera)
Ano-novo japonês (Shōgatsu)
Ano-novo vietnamita (Tết)
Semelhante Asiático Lunissolar, celebrações de ano-novo que ocorrem no mês de abril:
Ano Novo cingalês (Aluth Avuruddu)
Ano-novo tailandês (Songkran)
Feriados budistas
Mitologia mongol
Celebrações de ano-novo
Cultura da Mongólia
Festas de janeiro
Festas de fevereiro |
6551260 | https://pt.wikipedia.org/wiki/La%20Cause%20du%20peuple | La Cause du peuple | La Cause du peuple (CPD; "A Causa do Povo", em francês), foi um jornal da esquerda proletária francesa (gauche proletarienne), publicado entre os anos de 1968 e 1971, sob direção de intelectuais maoistas espontaneístas da União da Juventude Comunista Marxista-leninista (UJCm-l) da França. Em 1971, devido a repressão estatal, foi fundido ao jornal J'Accusse, criado pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre e apoiado pela "Associação de amigos de La Cause de peuple", liderada pela filósofa francesa Simone de Beauvoir.
O título La Cause du peuple, antes de ser vinculado à esquerda proletária da França do século XX, figurou no jornal fundado em 1848 pela escritora e baronesa francesa Amandine Dupin, sob o pseudônimo de George Sand.
No ano de 2010, foi relançado em formato digital e gratuito.
História
La Cause du peuple (1968-1973)
O jornal La Cause du peuple (CPD) foi fundado em 1 de maio de 1968 pela União da Juventude Comunista Marxista-leninista (Union des jeunesses communistes, marxistes-léninistes - UJCm-l) e dirigido pelo arquiteto francês Roland Castro.
Por volta de setembro de 1968, na França, uma corrente espontaneísta de ideologia maoista (também conhecida como mao-spontex) criou um movimento chamado gauche proletarienne (GP), esquerda proletária, que seria uma seção mais radical e anti-hierarquia do movimento maoísta francês. Neste contexto, o jornal CPD passa a ser o meio de divulgação ideológica, ou o braço público, da GP.
A partir de 1 de novembro de 1968, é dirigido pelo francês maoista Jean-Pierre Le Dantec, engenheiro e professor de matemática.
Por volta de março de 1970, num movimento de repressão à esquerda proletária, o governo francês decide atacar o único órgão visível e acessível deste movimento, o jornal CDP.
Repressão
Em 17 de janeiro de 1970 vendedores de La cause du peuple são presos violentamente pela polícia.
Em 22 de março do mesmo ano, Jean-Pierre Le Dantec foi preso, acusado de incitação aos crimes de roubo, incêndio e assassinato. Além disso, a edição nº 18 do CPD foi apreendida pela polícia.
Na edição de número 19, lançada no dia 14 de abril de 1970, o La cause du peuple publica um trecho que Le Dantec teria escrito, se referindo à censura do jornal pelo governo francês: "A acusação e prisão provam, de forma cada vez mais clara, o quão correta é nossa orientação e como ela está se tornando cada vez mais concreta, a ponto de enchê-los de pânico, antes que a verdade seja colocada no papel", Jean-Pierre Le Dantec, 14-04-1970 Na mesma edição, o maoista Michel Le Bris assume a direção do jornal, mas em 20 de abril de 1970 é, também, preso.
Em solidariedade aos presos políticos diretores do La cause du peuple, o intelectual Jean-Paul Sartre assumiu a direção da publicação entre os anos 1970 e 1971, ao longo de dezenove edições, fazendo uso de sua fama para proteger o jornal. Tal fato se insere no contexto de intensificação da censura estatal e das ações revolucionárias contrárias a ela. Entre o final da década de 1960 e início da 1970, na França, intelectuais se colocaram em defesa da juventude que havia sido encarceirada.
Em 27 de maio de 1970, durante o julgamento de Jean-Pierre Le Dantec e Michel Le Bris, incidentes violentos são registrados no Quartier Latin, em Paris, além de 400 prisões. O Estado Francês, por meio de decreto do Ministro do Interior, Raymond Marcellin, dissolve a esquerda proletária (GP) e aprende os exemplares dos números 15 ao 19 de La Cause du peuple.
Em 5 de junho de 1970, Jean-Paul Sartre anuncia a criação de uma "Associação de Amigos de La cause du peuple" liderada por Simone de Beauvoir, que se declara disposta a sair e vender o jornal em público.
Em 26 de junho de 1970, Sartre, Simone de Beauvoir e outros intelectuais franceses distribuíram o jornal CPD pelas ruas de Paris demandando liberdade de expressão e por isso foram detidos pela polícia francesa. Na ocasião, Sartre afirmou:"Não faço parte da esquerda proletária, nunca fiz parte dela. Assumi a direção da La cause du peuple porque queria expressar minha solidariedade com todos aqueles que foram colocados na prisão por crimes de opinião" - Jean-Paul Sartre, 26/06/1970.Após repetidas apreensões de seus exemplares e prisões de seus diretores, os maoístas a frente da La cause du peuple tentaram encontrar outros meios de expressão ideológica. Tentaram, sem sucesso, primeiro centralizar a revista L'Idiot International, dirigida por Simone de Beauvoir e depois o jornal do movimento Secours Rouge, dirigida por Jean-Paul Sartre.Em 8 de de fevereiro de 1971, Michel Foucault anuncia a criação do Grupo de informação sobre as prisões (Groupe d'information sur les prisons - GIP), com Pierre Vidal-Naquet e Jean-Marie Domenach, em uma coletiva de imprensa do Secours rouge.
Em 24 de maio de 1971, o CDP se fusiona com um jornal J'Accuse criado por Sartre, passando a se chamar J’Accuse-La cause du peuple.
La cause du peuple-J’accuse
Em maio de 1971, o jornal La cause du peuple-J’accuse contou com o apoio de uma série de intelectuais, além de Beauvoir e Sartre, Michel Foucault, Jean-Luc Godard, André Glucksmann, Jacques-Alain Miller, entre outros. Quarenta e oito edições haviam sido lançadas até 13 de setembro de 1973. Quarenta e oito edições haviam sido lançadas até 13 de setembro de 1973.
Depois de La cause du peuple-J’accuse, Sartre assume a direção do jornal Libération, a partir de 1973.
La cause du peuple (1974-1977)
Em novembro de 1974, La cause du peuple é relançada em nova organização dirigida por Daniel Greaume, ex-GP (ex-esquerda proletária). Esta configuração da revista é publicada até 1977.
Nova La cause du peuple (2010)
Em 2010, uma nova edição de La cause du peuple foi lançada em formato digital e gratuito. Participaram do relançamento cerca de trinta ativistas.
Ver também
Mao-spontex
Jean-Paul Sartre
Libération
Bibliografia
Filmografia
Ligações externas
Site oficial de La cause du peuple (relançamento)
Arquivo histórico de La cause du peuple (1968-1972)
Arquivo histórico de La cause du peuple (1974-1978)
Arquivo histórico de La cause du peuple (2010-2020)
Publicações extintas em 1978
Publicações fundadas em 1968
Jornais extintos da França
Eventos de Maio de 1968 na França
Jornais comunistas |
4844049 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Dois%20Anjos%20no%20Santo%20Agostinho | Dois Anjos no Santo Agostinho | Dois Anjos no Santo Agostinho são duas esculturas feitas em mármore localizadas acima do altar-mor da Basílica de Santo Agostinho, em Roma. Na biografia de Baldinucci, a criação das esculturas é atribuída ao artista italiano Gian Lorenzo Bernini, havendo também, além disto, um registro do pagamento realizado a Bernini pelas obras. No entanto, é provável que a obra tenha sido executada de fato por um dos assistentes de Bernini, Giuliano Finelli.
Bibliografia
Wittkower, Rudolf. Bernini: The Sculptor of the Roman Baroque. London: Phaidon Press, 1997.
Obras da década de 1620
Esculturas de Bernini |
4333088 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Obelisco%20da%20Batalha%20do%20Jenipapo | Obelisco da Batalha do Jenipapo | O Obelisco da Batalha do Jenipapo é uma construção obeliscal erguida no Cemitério do Batalhão que guarda os restos mortais dos mortos na Batalha do Jenipapo, no município de Campo Maior, no Estado do Piauí.
História
A construção do obelisco foi aprovada pelo Conselho Municipal de Campo Maior no dia 23 de agosto de 1922, como memória aos mortos na batalha do Jenipapo em 1822 e para integrar as comemorações do primeiro centenário da independência do Brasil.
Eis a ata que decreta a construção:"Ata da sessão extraordinária do Conselho municipal de Campo Maior, em 23 de agosto de 1922, convocada pelo senhor presidente do mesmo conselho, Vicente Pacheco, a pedido do conselheiro Miguel Furtado da Silva. Aos vinte e três do mês de agosto, do ano mil novecentos e vinte e dois, compareceram no Paço do Conselho Municipal desta cidade de Campo Maior, do estado do Piauí, os Exmos. Srs. Conselheiros: Vicente Pacheco, Presidente; Antônio Maria Eulálio Filho, Miguel Furtado da Silva e Antônio Jose de Oliveira: havendo numero legal, declarou o mesmo Senhor Presidente aberta a sessão. Em seguida, declarou o Sr. Presidente, que a referida sessão tinha por fim tratar de assunto importante concernente à comemoração do centenário da Independência do Brasil, pelo que, pedindo a palavra o Sr. Miguel Furtado da Silva, apresentou o seguinte projeto:
O Conselho Municipal de Campo Maior decreta:
Art. 1°. É concedida a quantia de 500$000 (quinhentos mil Réis) para auxílio à construção de um obelisco, no lugar Batalhão, neste município em homenagem aos heróis do Genipapo, na guerra do Fidié.
Art. 2°. Fica aberto o crédito necessário para ocorrer às despesas com a execução desta lei.
Art. 3°. Revogam-se as disposições em contrário.
O Sr. Presidente submeteu à votação e aprovação do Conselho que vai remetida ao Sr. Vice-Intendente em exercício, para os fins de direito. E nada mais havendo a tratar-se, o Exmo. Sr. Presidente encerrou os trabalhos desta sessão extraordinária, do que, para constar, eu, José Lopes Castelo Branco, secretário lavrei a presente ata, que depois de lida e aprovada, vai assinada por os Srs. Conselheiros presentes.
Assinam: Vicente Pacheco, presidente; Eulálio Filho; Antônio José de Oliveira" (MATTOS, 1949. p. 17/18).
Inauguração
O livro de Mattos ainda descreve a ata do conselho Municipal que registra as solenidades de inauguração do obelisco no dia 7 de setembro de 1922. O documento do conselho municipal fala que quatro mil pessoas se deslocaram para assistir a solenidade de inauguração da peça arquitetônica.
Inscrições
No corpo do obelisco existe uma placa em metal indicando a época da construção e a homenagem ao centenário da Independência do Brasil.
Tombamento
O Obelisco e o Cemitério do Batalhão foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 30 de novembro de 1938 com base na Lei brasileira de preservação do patrimônio histórico e cultural, e o registro do tombo sob processo nº 185-T, livro histórico , folha 20 e inscrição nº 232 no Livro de Belas-Artes na folha numero 40.
O local foi declarado como Monumento Nacional pelo decreto presidencial nº 99.058, de 7 de março de 1990.
Obeliscos do Brasil
Independência do Brasil
Construções de Campo Maior (Piauí) |
4102060 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Su%C3%A9cia%20nos%20Jogos%20Ol%C3%ADmpicos%20de%20Ver%C3%A3o%20de%201924 | Suécia nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924 | A Suécia competiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, realizados em Paris, na França, entre 20 de abril e 27 de julho, com a participação de 2956 atletas, entre eles 136 mulheres, representando 44 países, um recorde até então, para felicidade e glória de Pierre de Coubertin, que via os Jogos voltarem à sua terra natal, após vinte anos, bastante revigorados, com a presença de 1000 jornalistas e a primeira transmissão radiofônica das provas.
Países nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924
1924
Desporto na Suécia em 1924 |
2740876 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Conus%20aureopunctatus | Conus aureopunctatus | Conus aureopunctatus é uma espécie de gastrópode do gênero Conus, pertencente à família Conidae.
Referências
Conus
Espécies descritas em 1987 |
1854978 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Torre%20de%20Sande | Torre de Sande | A torre de Sande, ou fortaleza de Sande, é uma fortificação medieval situada na paróquia de São Salvador de Sande, no concelho auriense de Cartelle, na Comunidade Autônoma da Galiza, (Espanha).
Empraza-se sobre um solitário rochedo, a 506 metros de altitude, desde o qual domina os férteis vales que a rodeiam, a terra entre os rios Minho e o rio Arnoia, num cume desde o que se domina a totalidade do vale de Sande. Levanta-se sobre um alto “cabeço” de 506 metros de altitude. No lugar que ocupa destaca-se visualmente de jeito ostensível sobre o entorno, apesar de estar completamente rodeado de grande quantidade de carvalhos e outras árvores.
A verticalidade das ladeiras que conduzem à colina faz que o cume só seja acessível pelo lado de poente.
Desde o seu privilegiado local servia ao mesmo tempo como centro de controlo da riqueza agropecuária da veiga bem como ponto de domínio de uma confluência de várias vias de comunicação de obrigado passo, configurando-se deste jeito num importante lugar de controlo do território.
Conta uma cantiga tradicional: “Castelo de Sande, pernas de avión, cuantas terras vexo, todas miñas son”.
História
Da história deste castelo sabe-se que, em 1141, o rei Afonso VII de Leão e Castela e a rainha Berengária de Barcelona doaram a torre aos abades do Mosteiro de San Salvador de Celanova, que possuíram desde então o título de marqueses da Torre de Sande.
A sua historia está moi em contacto coas terras ao outro lado do rio Arnoia.
Os confrontos entre os abades e os descendentes dos Sande tiveram o seu momento de maior virulência quando, numa das brigas, Nunho de Sande matou o abade de Celanova, provocando o castigo real de que o castelo e fazenda dos de Sande passassem a fazer parte do patrimônio do mosteiro.
O castelo também foi palco das lutas entre Fernando II de Leão e o primeiro rei português, Afonso Henriques, em 1165, durante as cuais o monarca luso se apoderou da fortaleza. Os galegos sitiaram o exercito e, segundo a lenda com a ajuda de São Rosendo recuperaram a praça forte.
Em 1218 castelo e terras voltaram a mas do rei. Nesta data o casteleiro real dos castelos de Sande e Santa Cruz foi demandado pelo mosteiro de Celanova ante Afonso IX de Leão. Na sua sentença o monarca priva ao casteleiro a entrar nos coutos do mosteiro próximos ao castelo:
Consta documentalmente que no século XIV era dono da Torre, e das terras das atuais paróquias de Lovios, Gendive e Milmada, Payo Rodríguez de Arauyo (Araujo) que serviu ao rei João I de Castela. Em 1380 a terra de Sande junto ao couto de Arnoia esteve usurpado por D. Alvar Rodríguez de Limia:
A princípios do século XV, em 1430, o rei João II de Castela ordenou restituir o castelo de Sande ao mosteiro de Celanova, a pesares de que fosse o próprio rei o que nomeara ao casteleiro que possuía o castelo nesse momento.
Durante a Grande Revolta Irmandinha consta documentalmente que os campesinhos de Sande mandaram procuradores e cartas com demandas a Junta de Medina, pelos abusos cometidos desde a fortificação.
A torre foi declarada de Interesse Turístico Nacional em 1949. Encontra-se sob a proteção da Declaração genérica do Decreto de 22 de Abril de 1949, e da Lei n° 16/1985 sobre o Patrimônio Histórico Espanhol.
Características
Trata-se de um castelo roqueiro do qual em nossos dias só se conserva em deficiente estado a torre de menagem, construída com perpianhos de granito muito bem trabalhados. É de planta retangular de 6,4 metros por 5,8 metros e conserva 13 metros de altura.
Possivelmente tratasse dunha construção de estilo Gótico tardio, do século XIV, do que se deduze do seu almofado e do arco de volta perfeita da porta.
A superfície superior na qual se levanta a torre é uma afloração de penedos de forma alongada e estreita em direção Norte – Sul, com cerca de 55 metros de comprimento e não mais de 7 metros de comprimento, e disposto em terraços de diferentes alturas, fazendo que a circulação sobre o cume seja muito dificultosa.
A torre levanta-se com bons perpianhos graníticos assentados diretamente sobre os proeminentes penedos.
Na parte superior conserva uma pequena pedra de armas da linhagem dos Sande. A porta de acesso abre-se a altura do primeiro andar, a uns 3 metros e meio do chão e orientada para Leste. Sob esta porta conservam-se duas mísulas e vários signos lapidários e marcas de canteiro.
A torre é coroada por um ameado beiril, do qual só se conservam algumas mísulas. Consta de vários andares, um deles abobadado.
Ver também
Lista de castelos da Espanha
Bibliografia
Ligações externas
Sande
Cartelle
Família Araújo |
5334889 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato%20Acriano%20de%20Futebol%20de%20Juniores | Campeonato Acriano de Futebol de Juniores | O Campeonato Acriano de Futebol de Juniores é uma competição anual de futebol masculino, atualmente para jogadores com menos de 19 anos de idade, organizada pela Federação de Futebol do Estado do Acre.
Campeões
Títulos por equipe
Competições de futebol de categorias de base do Acre |
6225542 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Tes%C3%A1re | Tesáre | Tesáre é um município da Eslováquia, situado no distrito de Topoľčany, na região de Nitra. Tem de área e sua população em 2018 foi estimada em 719 habitantes.
Municípios da Eslováquia
Municípios de Topoľčany (distrito) |
6027313 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Crit%C3%A9rio%20do%20Dauphin%C3%A9%20de%202011 | Critério do Dauphiné de 2011 | A 63ª edição do Critérium du Dauphiné disputou-se entre 5 e 12 de junho de 2011, com um percurso de 1 052,9 km distribuídos em sete etapas e um prólogo, com início em Saint-Jean-de-Maurienne e final em La Toussuire.
A carreira fez parte do UCI World Tour de 2011.
O ganhador final foi Bradley Wiggins. Acompanharam-lhe no pódio Cadel Evans e Alexandre Vinokourov, respectivamente.
Nas classificações secundárias impuseram-se Joaquim Rodríguez (pontos e montanha), Jérôme Coppel (jovens) e o Europcar (equipas).
Equipas participantes
Tomaram parte na carreira 22 equipas: os 18 de categoria UCI Pro Team (ao ser obrigada sua participação); mais 4 franceses de categoria Profissional Continental mediante convite da organização (Cofidis, le Crédit en Ligne, FDJ, Saur-Sojasun e Team Europcar). Formando assim um pelotão de 175 ciclistas, com 8 corredores a cada equipa (excepto o HTC-Highroad que saiu com 7), dos que acabaram 119. As equipas participantes foram:
Etapas
Prólogo. 5 de junho de 2011. Saint-Jean-de-Maurienne-Saint-Jean-de-Maurienne, 5,4 km (CRI)
Etapa 1. 6 de junho de 2011. Albertville-Saint-Pierre-de-Chartreuse, 144 km
Etapa 2. 7 de junho de 2011. Voiron-Lyon, 179 km
Etapa 3. 8 de junho de 2011. Grenoble-Grenoble, 42,5 km (CRI)
Etapa 4. 9 de junho de 2011. La Motte-Servolex-Mâcon, 172 km
Etapa 5. 10 de junho de 2011. Parc des Oiseaux-Villars-les-Dombes-Les Gets, 207,5 km
Etapa 6. 11 de junho de 2011. Les Gets-Le Collet d’Allevard, 185 km
Etapa 7. 12 de junho de 2011. Pontcharra-La Toussuire, 117,5 km
Classificações
Classificação geral
Classificação da montanha
Classificação por pontos
Classificação dos jovens
Classificação por equipas
Evolução das classificações
Referências
Ligações externas
Site oficial do Critérium du Dauphiné
UCI WorldTour de 2011
2011
Desporto na França em 2011 |
2342849 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Sholgara | Sholgara | Sholgara é uma cidade do Afeganistão, localizada na província de Balkh.
Cidades do Afeganistão |
4846771 | https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89%20Noite%20em%20Bel%C3%A9m | É Noite em Belém | "É Noite em Belém" é uma canção do Grupo Elo, originalmente gravada em 1979. Escrita pelos vocalistas Jayrinho e Paulo Cezar, foi a única música natalina escrita pelo grupo, executada durante algumas apresentações, mas nunca lançada em algum disco. Após trinta anos guardada, foi lançada como single digital em novembro de 2010.
Produzida por Dick Torrans e Almir Navogim, foi escrita durante um dia em que membros do grupo estavam apreensivos, com o carro estragado na cidade de Aparecida, em São Paulo, enquanto esperavam um mecânico consertá-lo para chegar ao Rio de Janeiro. Nesta ocasião, Jayrinho portava-se de um violão, e a banda começou a conversar sobre o natal. Segundo o vocalista Paulo Cezar: "E a sequência do assunto nos conduziu a escrever uma música muito especial que para nós tornou-se inesquecível; e que mais tarde, veio fazer parte do repertório musical do Grupo Elo. Seu título muito simples nos convida ao conteúdo da letra que revela uma riqueza de detalhes que contrasta o que popularmente se crê com o verdadeiro sentido do Natal".
Faixas
"É Noite em Belém" (Jayrinho e Paulo Cezar) - 3:39
Ficha Técnica
Vocal, Violão e Composição: Jayrinho
Composição: Paulo Cezar
Produção Musical, Arranjos e Teclado: Dick Torrans
Teclados: Almir Navogim
Baixo: Beto
Violãos: Oscar Valdéz e Rege
Singles de Grupo Elo
Canções de 2010 |
4266160 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Idaea%20ochrata | Idaea ochrata | Idaea ochrata é uma espécie de insetos lepidópteros, mais especificamente de traças, pertencente à família Geometridae.
A autoridade científica da espécie é Giovanni Antonio Scopoli, tendo sido descrita no ano de 1763.
Trata-se de uma espécie presente no território português.
Referências
Ligações externas
Idaea ochrata - Biodiversity Heritage Library - Bibliografia
Idaea ochrata - NCBI Taxonomy Database
Idaea ochrata - Global Biodiversity Information Facility
Idaea ochrata - Encyclopedia of Life
Lepidópteros de Portugal
ochrata
Lepidópteros descritos em 1763 |
2855193 | https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9lix%20Cruz | Félix Cruz | Félix Cruz Barbosa (Torreón, 4 de abril de 1961) é um ex-futebolista mexicano que competiu na Copa do Mundo FIFA de 1986..
Naturais de Torreón
Futebolistas do México
Jogadores da Copa do Mundo FIFA de 1986
Jogadores da Seleção Mexicana de Futebol
Futebolistas do Pumas UNAM
Futebolistas do Club de Fútbol Atlante
Futebolistas do Club de Fútbol Tigres de la Universidad Autónoma de Nuevo León
Futebolistas do Club de Fútbol Monterrey |
2638633 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Martim%20Pires%20de%20Alvarenga | Martim Pires de Alvarenga | Martim Pires de Alvarenga (1270 -?) foi um nobre do Reino de Portugal na Idade Média onde foi Senhor de Alvarenga.
Relações familiares
Foi filho de Pero Pais de Alvarenga (1230 -?) e de Guiomar Afonso Gato (c. 1230 -?) filha de Afonso Pires Gato (1210 -?) e de Urraca Fernandes de Lumiares (1200 -?). Casou com Inês Pais de Valadares (1300 -?) filha de Paio Rodrigues de Valadares e de Aldonça Rodrigues de Telha, de quem teve:
Pero Pais de Alvarenga (1330 -?) casou com Joana Rodrigues de Nomães,
Afonso Martins,
Nuno Martins,
Inês Martins, foi freira,
Inês Martins de Alvarenga (1340 -?) casou por duas vezes, a primeira com Egas Gonçalves Barroso e a segunda com Martim Mendes de Vasconcelos, comendador de Longroiva e filho de Mem Rodrigues de Vasconcelos (1275 -?), Senhor da Domus Fortis denominada Torre de Vasconcelos e de Constança Afonso de Brito (1280 -?),
Aldonça Martins (1320 -?) casou com Gil Afonso Soares Tangil,
Martim Pires Curvo casou com Cecília Pereira.
Bibliografia
Manuel José da Costa Felgueiras Gayo, Nobiliário das Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989. vol. I-pg. 314 (Alvarengas).
Senhores do Reino de Portugal |
2619245 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Monica%20Maughan | Monica Maughan | Monica Maughan (Nuku'alofa, 15 de setembro de 1933 – Melbourne, 8 de janeiro de 2010) foi uma atriz australiana, com notáveis e bem conhecidos papéis no cinema, teatro e televisão.
Ligações externas
Mortos em 2010
Atrizes da Austrália
Mortes por câncer |
251766 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Semerville | Semerville | Semerville foi uma comuna francesa na região administrativa do Centro, no departamento Loir-et-Cher. Estendia-se por uma área de 10,1 km².
Em 1 de janeiro de 2016, passou a formar parte da comuna de Beauce-la-Romaine.
Antigas comunas de Loir-et-Cher |
283080 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Led%20Zeppelin%20%28DVD%29 | Led Zeppelin (DVD) | Led Zeppelin é um DVD duplo da banda britânica de rock Led Zeppelin lançado em 2003. A gravação do DVD possui registro desde 1969 a 1979 com clipes de 1990 e inclui espetáculos no Royal Albert Hall em 1970, Madison Square Garden em 1973, Earls Court em 1975 e Knebworth em 1979. O box set foi lançado no Reino Unido em 26 de maio e nos Estados Unidos no dia seguinte. Boa parte do material contido no DVD já era conhecido pelos fãs da banda. As apresentações no Earls Court e em Knebworth (1975 e 1979) já haviam atingido o grande público através de bootlegs (DVDs e CDs não oficiais) sendo que das 5 apresentações no Earls Court em 1975, duas já eram conhecidas pelos fãs que compartilham DVDs bootlegs, assim como as duas apresentações no Festival de Knebworth em 1979. Vale reportar que cada apresentação na integra chega a atingir mais de 3 horas e meia de duração. Inclusive, no DVD bônus da reedição de The Song Remains the Same, Peter Grant faz referência à sua cópia do vídeo da apresentação em Earls Court e a conceitua como fraca. Já a apresentação no Royal Albert Hall foi gravada para um programa especial para a BBC, que não foi veiculada e por fim as filmagens foram "engavetadas". O restante do material que se encontra nos menus e nos extras são totalmente inéditos.
O Box set foi muito elogiado na época de seu lançamento, já que inaugurou a era dos "DVDs de retrospectivas" com mais de 5 horas de material, sendo que várias bandas aderiram a pratica, como exemplo do Kiss, com sua série Kissology, e o Iron Maiden com seus DVDs relatando sua história (The Early Days/Live After Death & Maiden England), dentre outros.
Uma versão condensada para caber em apenas um disco também foi lançada junto com a compilação Mothership em 2007, que incluía os maiores sucessos da banda.
Faixas
Disco um:
Royal Albert Hall - 9 de janeiro de 1970
"We're Gonna Groove" (King/Bethea) – 3:14
"I Can't Quit You Baby" (Dixon) – 6:25
"Dazed and Confused" (Holmes) – 15:10
"White Summer" (Page) – 11:54
"What Is and What Should Never Be" (Page/Plant) – 4:02
"How Many More Times" (Page/Jones/Bonham) – 20:02
"Moby Dick" (Bonham/Jones/Page) – 15:02
"Whole Lotta Love" (Page/Bonham/Plant/Jones) – 6:03
"Communication Breakdown" (Page/Jones/Bonham) – 3:40
"C'mon Everybody" (Cochran) – 2:28
"Something Else" (Cochran) – 2:02
"Bring It on Home" (Page/Plant) – 7:33
Clipe promocional da Atlantic Records - fevereiro de 1969
"Communication Breakdown" (Page/Jones/Bonham) – 2:24
Danmarks Radio (Gladsaxe Teen Club, Gladsaxe) - 17 de março de 1969
"Communication Breakdown" (Page/Jones/Bonham) – 2:46
"Dazed and Confused" (Holmes) – 9:09
"Babe I'm Gonna Leave You" (Bredon/Page) – 6:46
"How Many More Times" (Page/Jones/Bonham) – 12:20
Supershow (Staines Studio, Londres) - 25 de março de 1969
"Dazed and Confused" (Holmes) – 7:31
Tous En Scene (Theatre Olympia, Paris) - 10 de outubro de 1969
"Communication Breakdown" (Page/Jones/Bonham) – 2:51
"Dazed and Confused" (Holmes) – 5:12
Disco dois
Sydney Showground - 27 de fevereiro de 1972, audio de Long Beach Arena - 27 de junho de 1972
"Immigrant Song" (Page/Plant) – 4:03
Madison Square Garden - 27,28 e 29 de julho de 1973
"Black Dog" (Page/Plant/Jones) – 5:30
"Misty Mountain Hop" (Page/Plant/Jones) – 4:50
"Since I've Been Loving You" (Page/Plant) – 8:03
"The Ocean" (Bonham/Jones/Page/Plant) – 4:16
Earls Court - 24 e 25 de maio de 1975
"Going To California" (Page/Plant) – 4:41
"That's the Way" (Page/Plant) – 6:04
"Bron-Y-Aur Stomp" (Page/Plant/Jones) – 5:31
"In My Time of Dying" (Bonham/Jones/Page/Plant) – 11:14
"Trampled Under Foot" (Jones/Page/Plant) – 8:14
"Stairway to Heaven" (Page/Plant) – 10:32
Knebworth - 4 de agosto de 1979
"Rock and Roll" (Page/Plant/Jones/Bonham) – 3:47
"Nobody's Fault But Mine" (Page/Plant) – 5:45
"Sick Again" (Page/Plant) – 5:08
"Achilles Last Stand" (Page/Plant) – 9:03
"In the Evening" (Jones/Page/Plant) – 7:56
"Kashmir" (Bonham/Page/Plant) – 8:50
"Whole Lotta Love" (Page/Bonham/Plant/Jones) – 7:06
"You'll Never Walk Alone" – 1:21
NBC Studio em Nova Iorque - 19 de setembro de 1970
Entrevista coletiva – 3:27 (mono)
Sydney Showground - 27 de fevereiro de 1972
"Rock and Roll" (Page/Plant/Jones/Bonham) – 3:06
ABC Get To Know - 27 de fevereiro de 1972
Entrevistas com John Bonham e John Paul Jones por Jeune Pritchard após concertos
BBC2 The Old Grey Whistle Test - 12 de janeiro de 1975
Entevista com Robert Plant no Vorst National em Bruxelas por Bob Harris – 3:47
Remasters Promo One - outubro de 1990
"Over the Hills and Far Away" (Page/Plant) – 4:49
Remasters Promo Two - outubro de 1990
"Travelling Riverside Blues" (Page/Plant/Johnson) – 4:12
Menus e extras
Apesar de a atração principal do DVD ser incríveis performances ao vivo, ainda tem muito conteúdo tanto de áudio como de vídeo inéditos nos menus e em opções extras ou secretas do DVD, dentre os conteúdos inéditos destacam-se:
Disco Um:
Backstage da apresentação em Royal Albert Hall, que é a atração principal do Disco Um
Trecho de Heartbreaker e de Organ Solo, também do Royal Albert Hall
Disco Dois:
Backstage da apresentação no Madison Square Garden, uma das atrações principais do Disco Dois
The Song Remains The Same, tocado em uma apresentação em Los Angeles na turnê Norte Americana de 1977
Vídeo do Starship, avião utilizado pelo Led Zeppelin para transporta-los durante as turnês
Pequeno trecho de Thank You, da apresentação no Royal Albert Hall, apresentada no Disco Um
Ambos os Discos:
Menus: Única visita do Led Zeppelin à Islândia em 1970, incluindo pequeno trecho de Dazed and Confused
Clipe de créditos: Heartbreaker, tocado na apresentação no Royal Albert Hall, mas dessa vês um trecho mais completo do que o apresentado nos menus do Disco Um
Integrantes
Jimmy Page - produção, direção criativa, guitarra elétrica e acústica
Robert Plant - vocal e harmônica
John Paul Jones - baixo, teclado e bandolim
John Bonham - bateria e percussão
Dick Carruthers - produção e direção criativa
Kevin Shirley - engenharia de som
Ligações Externas
The Garden Tapes
Álbuns de Led Zeppelin
Álbuns de vídeo de 2003
Álbuns ao vivo de 2003
Álbuns produzidos por Jimmy Page
Álbuns duplos |
1775025 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia%20das%20igrejas%20protestantes%20e%20outras%20no%20Brasil | Cronologia das igrejas protestantes e outras no Brasil | Protestantismo no Brasil
Igrejas Evangelicas
Igrejas Evangelicas Brasil |
6463307 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Fl%C3%B3ahreppur | Flóahreppur | Flóahreppur é um município na Islândia. Em 2021 tinha uma população estimada em 690 habitantes.
Municípios da Islândia |
2814941 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3ozinho%20Anda%20pra%20tr%C3%A1s | Joãozinho Anda pra trás | Joãozinho Anda Pra Trás é uma peça teatral infantil, escrita por Lúcia Benedetti em 1952
Sinopse
Joãozinho Anda Pra Trás é um texto teatral cuja ação ocorre nas lendárias terras do Rei Joãozinho que, após longa enfermidade, desaprendeu a andar para frente e só anda para trás. Por determinação de seu Conselheiro, um decreto ordenou que toda a população do reino passasse a andar para trás. Assim, com o passar dos anos, todos se esqueceram de como era andar para frente. Todos menos o sapateiro real que desafiava as proibições...
Certo dia,o Conselheiro, mancomunado com a vizinha Rainha das Sete Lagoas, arquiteta um plano para assassinarem o rei Joãozinho, se casarem e assumirem o trono. Todavia, não contavam que, no dia combinado para executarem o terrível plano, o sapateiro real faria o possível e o impossível para alertar sua majestade dos riscos que estava correndo.
Personagens
Rei Joãozinho Anda Pra Trás
Sapateiro Joãozinho
Rainha das Sete Lagoas
Conselheiro Real
Onça Preta
Guarda
Mulher
Bibliografia
COUTINHO, Afrânio; SOUSA, J. Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. São Paulo: Global; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Academia Brasileira de Letras, 2001: 2v.
Livros de 1952
Peças de teatro do Brasil |
1784174 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada%20Caetano%20Monteiro | Estrada Caetano Monteiro | A Estrada Caetano Monteiro é uma estrada, de aproximadamente 5,5 quilômetros de extensão, que atravessa a maioria dos bairros da região de Pendotiba, e é responsável pela ligação com o centro de Niterói. Inicia-se no Largo da Batalha, após cruzamento da Avenida Rui Barbosa e Rua Amadeu Gomes, e termina em Maria Paula, na confluência com a Estrada Velha de Maricá (atualmente Estrada do Rio do Ouro), na altura do Trevo de Maria Paula (Praça Nova República). Através da ligação Rua Tancredo Neves-Estrada Velha de Maricá, contornando o Trevo de Maria Paula, pode-se chegar à RJ-104, ligação a São Gonçalo e Norte Fluminense (esquerda), ou à Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), ligação à Região dos Lagos (direita).
Até 11 de janeiro de 1938 era conhecida apenas como Estrada de Pendotiba, quando recebeu este nome pelo prefeito Brandão Júnior, em homenagem a João Caetano Monteiro (Silva Jardim, 1854 - Niterói, 1931), médico que fez carreira na cidade .
Dados gerais
Ínício: Cruzamento com Avenida Rui Barbosa e Rua Amadeu Gomes (Largo da Batalha)
Término: Confluência com Estrada Velha de Maricá (Maria Paula)
Extensão: 5,5 km
Faixas de pista: 4 (2 em cada sentido).
Bairros que corta: Largo da Batalha, Badu, Vila Progresso, Matapaca e Maria Paula.
Caetano Monteiro |
3773614 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe%20de%20Estado%20no%20Burundi%20em%201996 | Golpe de Estado no Burundi em 1996 | O Golpe de Estado no Burundi em 1996 foi um golpe militar que ocorreu no Burundi em 25 de julho de 1996. Em meio à Guerra Civil do Burundi, o ex-presidente Pierre Buyoya (um tutsi) depôs o presidente hutu Sylvestre Ntibantunganya. De acordo com a Anistia Internacional, nas semanas seguintes ao golpe, mais de 6 000 pessoas foram mortas no país. Este foi o segundo golpe bem sucedido de Buyoya, tendo o primeiro derrubado Jean-Baptiste Bagaza em 1987.
Antecedentes
O tutsi Pierre Buyoya chegou ao poder no Burundi após um golpe militar em setembro de 1987, quando ele depôs Jean-Baptiste Bagaza. Buyoya foi presidente até a primeira eleição presidencial democrática do país em 27 de junho de 1993, que foi vencida pelo hutu Melchior Ndadaye. Em 21 de outubro, Ndadaye foi assassinado, o que provocou a Guerra Civil do Burundi entre os grupos hutus e tutsis. O hutu moderado Cyprien Ntaryamira tornou-se presidente em fevereiro de 1994, mas tanto ele como o presidente ruandês Juvénal Habyarimana foram assassinados em abril daquele ano, um evento que provocou o genocídio de Ruanda. Ntaryamira foi sucedido por um outro líder hutu, Sylvestre Ntibantunganya.
Eventos de Julho de 1996
Em 21 de julho de 1996, os rebeldes hutus atacaram um campo de refugiados no país e mataram mais de 300 pessoas. Em 23 de julho, o presidente Ntibantunganya se escondeu na casa do embaixador dos Estados Unidos. O exército tomou o poder em 25 de julho, em um movimento anunciado via rádio pelo ministro da Defesa, Firmin Sinzoyiheba. Pierre Buyoya foi nomeado presidente interino. O golpe militar foi condenado por líderes internacionais, incluindo o presidente dos EUA, Bill Clinton, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Boutros Boutros-Ghali e o chefe da Organização de Unidade Africana, Salim Ahmed Salim. Foi a quarta tomada de poder no governo do Burundi desde a independência do país em 1962, e a segunda por Buyoya.
Consequências
Segundo a Anistia Internacional, nas semanas imediatamente após o golpe de Estado, mais de 6.000 pessoas foram mortas no país. Buyoya foi sucedido como presidente em 2003 por Domitien Ndayizeye. A guerra civil continuou até 2005.
Referências
Burundi
Política do Burundi
1996 no Burundi
Conflitos em 1996 |
392296 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Auto%20Esporte%20Clube%20%28Piau%C3%AD%29 | Auto Esporte Clube (Piauí) | O Auto Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí. Foi fundado no dia 1º de maio de 1951, por motoristas autônomos.
Títulos
Ranking da CBF
Posição: 230º
Pontuação: 6 pontos
Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.
Auto Esporte
Clubes de futebol fundados em 1951 |
5334609 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Halterofilismo%20nos%20Jogos%20Ol%C3%ADmpicos%20de%20Ver%C3%A3o%20de%202016%20-%20At%C3%A9%20105%20kg%20masculino | Halterofilismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 - Até 105 kg masculino | A competição da categoria até 105 kg masculino do halterofilismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 foi realizada no dia 15 de agosto no Pavilhão 2 do Riocentro.
Calendário
Horário local (UTC-3)
Recordes
Antes desta competição, os recordes mundiais e olímpicos da prova eram os seguintes:
Depois da competição, novos recordes foram estabelecidos:
Medalhistas
Resultados
Participaram do evento 17 halterofilistas.
105 kg masculino |
5798339 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato%20Mundial%20Sub-20%20de%20Atletismo%20de%202018%20-%205000%20m%20masculino | Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo de 2018 - 5000 m masculino | A prova dos 5000 metros masculino do Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo de 2018 ocorreu no dia 14 de julho no Estádio de Tampere em Tampere, na Finlândia.
Recordes
Antes desta competição, os recordes mundiais e do campeonato nesta prova eram os seguintes:
Medalhistas
Cronograma
Todos os horários são locais (UTC+2).
Resultado final
A prova foi realizada no dia 14 de julho às 15:20.
Ligações externas
Site da Associação Internacional de Federações de Atletismo
Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo de 2018 |
3024939 | https://pt.wikipedia.org/wiki/%2833372%29%20Jonathanchung | (33372) Jonathanchung | 1999 BP23 (asteroide 33372) é um asteroide da cintura principal. Possui uma excentricidade de 0.16078280 e uma inclinação de 2.80561º.
Este asteroide foi descoberto no dia 18 de janeiro de 1999 por LINEAR em Socorro.
Ver também
Lista de asteroides
Asteroide da cintura principal
Ligações externas
Asteroides da cintura principal
Objetos astronômicos descobertos em 1999 |
2644766 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Servi%C3%A7o%20Arqueol%C3%B3gico%20da%20%C3%8Dndia | Serviço Arqueológico da Índia | Serviço Arqueológico da Índia () é um departamento do Governo da Índia, ligado ao Ministério da Cultura.
Arqueologia da Índia |
6605411 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Colt%20Police%20Positive | Colt Police Positive | O Colt Police Positive, é um revólver de ação dupla (DA) usando corpo padrão "D-frame" de pequeno porte, com um cilindro de seis tiros, com câmaras projetadas para os calibres .32 ou .38. Um modelo no calibre .22 também foi oferecido. Projetado principalmente para venda a agências policiais federais, estaduais ou locais, o Police Positive foi introduzido no mercado de armas de fogo pela Colt's Manufacturing Company em 1905.
Desenvolvimento e histórico
O Colt Police Positive foi um aperfeiçoamento do revólver "New Police" anterior da Colt, atualizado com um bloco de cão interno de segurança. A Colt chamou esse novo dispositivo de segurança de ""Positive Lock"", e sua nomenclatura acabou sendo incorporada como um nome parcial para o novo revólver. O cilindro do Police Positive gira no sentido horário, o oposto dos modelos concorrentes do fabricante de armas de fogo Smith & Wesson. Sempre um competidor astuto na indústria de armas de fogo, a Colt não perdeu a oportunidade de marcar pontos sobre seu arquirrival e deu início a uma campanha de marketing que acentuou esse detalhe. Em sua publicidade, a Colt proclamou que "Todos os cilindros Colt GIRAM PARA A DIREITA" e sugeriu que o design da Colt forçava o suporte do cilindro contra a armação, resultando em um travamento mais apertado com menos folga e melhor alinhamento entre a câmara e o cano, aumentando significativamente a precisão. O Police Positive teve muito sucesso; junto com o "Colt Official Police", dominou o mercado de armas de fogo para agentes da lei no início da década de 1900. O Police Positive foi modificado gradativamente em 1908, formando a base para o modelo "Colt Police Positive Special".
Um Police Positive de níquel com talas de empunhadura de madrepérola e calibre .32 foi usado por Charles Bronson como Paul Kersey no filme "Death Wish". O gangster americano Al Capone também usou um Police Positive, um Police Positive de níquel .38 com talas de empunhadura de nogueira e um cano de 4 polegadas, fabricado em 1929; em junho de 2011, um colecionador particular vendeu-o na Christie's pelo valor de £ 67.250 / $ 109.080 / € 75.656.
Características
O Police Positive era feito de aço-carbono, e seu acabamento era polido com tratamento azulado ou niquelado.
A primeira edição do Police Positive surgiu em 1905 como uma evolução do "New Police", mas foi oficialmente introduzido como um novo modelo em 1907, permanecendo na configuração original até 1927. Punhos de borracha dura padrão do Sporting Colt, eram oferecidos com canos de 2,5 (disponível apenas no calibre .32), 4, 5 e 6 polegadas e foi equipado para o .32 Long Colt (também aceitaria o .32 Short Colt), .32 Colt New Police e .38 Colt New Police cartuchos. As talas de nogueira zigrinada tornaram-se padrão após 1923.
A segunda edição começou em 1928 e durou até 1947, adicionando uma moldura um pouco mais pesada, bem como uma faixa superior serrilhada para reduzir o brilho da visão, mantendo as talas de empunhadura de madeira. Ambos os cartuchos da linha "“New Police”" da Colt foram, na verdade, pequenas reformulações dos cartuchos S&W existentes, o .32 S&W Long e o .38 S&W com as pontas das bala achatadas, enquanto a Colt resistia em fornecer ao seu principal concorrente qualquer publicidade gratuita.
O sistema de segurança "Positive Lock" da Colt, a inovação responsável pela introdução da arma, funcionava evitando que o pino de disparo atingisse a espoleta do cartucho, a menos que o gatilho fosse deliberadamente acionado. Destinado a resolver as deficiências de modelos anteriores, como o "Single Action Army", o "Positive Lock" evitava um disparo acidental mesmo se o cão fosse atingido ou a arma caísse, permitindo que o revólver fosse transportado com segurança com todas as seis câmaras carregadas. A mira do revólver consistia em uma lâmina frontal em forma de meia-lua com uma mira traseira aberta de ferro, que era um entalhe em forma de V simples embutido na parte superior do corpo do revólver sobre o tambor.
Os revólveres Colt Police Positive marcados com Colt D.A..32 no cano têm câmaras para .32 Long Colt. Revólveres marcados com .32 Colt New Police no cano são equipados com .32 Smith & Wesson Long.
Variantes
Police Positive Target
O "Police Positive Target", pesando e disponível com acabamento azulado e talas de empunhadura de borracha dura preta em .22 Long Rifle, .22 WRF, .22 Colt Long (e short) e .32 Colt New Police (.32 S&W long), a primeira edição deste modelo apresentava uma mira de ferro aberta ajustável e cano de 6 polegadas sendo comercializada de 1910 a 1925, com talas de madeira zigrinadas substituindo as de borracha depois de 1923. Uma segunda edição foi comercializada de 1926 a 1941 e diferia da primeira por ter um estrutura ligeiramente mais robusta que aumentou o peso para ; também o acabamento em níquel da Colt foi oferecido como uma opção. No mercado de colecionáveis de hoje, a versão .32 New Police parece ser a mais procurada e valiosa.
Police Positive Special
O "Colt Police Positive Special" foi uma melhoria iterativa do modelo anterior Police Positive, sendo as únicas diferenças um cilindro ligeiramente alongado e uma armação alongada e reforçada para permitir a câmara dos cartuchos mais longos e potentes .32-20 Winchester e .38 Special.
Bankers' Special
O "Bankers' Special", é o Police Positive com um cano de 2 polegadas com câmaras em .22 Long Rifle ou .38 Colt New Police (.38 S&W). Produzido de 1926 a 1940.
Detective Special Series
O "Detective Special" e suas variantes são versões menores e um tanto simplificadas do "Police Positive Special", lançado em 1927.
Usuários
Antiga arma de fogo padrão (1920? - 1960?) Da Força Policial de Hong Kong, suplementada pelo revólver .38 Webley Mk III no calibre .38 S&W na década de 1930 e gradualmente substituído pelo Smith & Wesson Model 10 no calibre .38 Special.
Ligações externas
The Colt Revolver in the American West—Police Positive .22 Target Model G
The Colt Revolver in the American West—Cutaway Police Positive .38 Model
Revólveres Colt
Revólveres de ação dupla
Armas da polícia
Revólveres .22 LR
Armas de fogo de .38 Special |
6165479 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Luis%20Parra | Luis Parra | Luis Eduardo Parra Rivero (Independencia, 7 de julho de 1978) é um político venezuelano.
Presidência do Legislativo
Foi proclamado presidente da Assembléia Nacional Venezuelana em uma eleição marcada por empurrões, discussões acaloradas e denúncias de golpe.
Controvérsias
Luis Parra foi acusado de estar envolvido em corrupção com o programa de comitês locais para suprimento e produção do governo Nicolás Maduro. Parra negou as acusações.
Políticos da Venezuela
Empresários da Venezuela
Yaracuy |
6677956 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Nick%20Beggs | Nick Beggs | Nicholas Beggs (15 de dezembro de 1961 –) é um músico inglês, reconhecido pela atuação com os instrumentos baixo e chapman stick. Atualmente, integra a banda The Mute Gods, além de recentemente ter formado Trifecta com Adam Holzman e Blundell, com histórico de participação nos grupos Kajagoogoo, Iona, Ellis, Beggs, & Howard, bem como no conglomerado de Steven Wilson.
Vida pessoal
Beggs nasceu em Winslow, Buckinghamshire, em 1961. Seus pais concernem a Herby e Joan Beggs, tendo ele, ainda, uma irmã mais jovem, Jacqueline. Seu pai o deixou enquanto miúdo, retornando, todavia, apenas numa idade maior. Em novembro de 1979, Herby Beggs, mãe, morreu de câncer, implicando a ele os cuidados da irmã, então de 15 anos. Acedeu ao posto de lixeiro ao concluir a escola.
Sua filha, Lula, nasceu em 29 de maio de 1991, três anos precedentemente ao término do primeiro casamento (com Eleni Gagoushi), realizado em 1994. A próxima filha viria em 2002, da união com a namorada Ann Staniford, com quem casaria-se em 2004. Fora alcunhada Willow Beggs. É padrasto dos três filhos anteriores da esposa, que atinam a Olivia, Callum e Jake Keenan.
Beggs admitiu os padrões de pescetariano e vegetariano. Deixou de comer carne devido à reputação negativa no que franqueia a pecuária.
Carreira
A primeira banda de Beggs, Johnny and the Martians, formada aos 10 anos, consistia em dois amigos no trompete e violão e Beggs na bateria. Após, moveu-se para a Linslade Secondary School. Depois de frequentar a escola de artes, Beggs concebeu, em 1978, a banda Art Nouveau, com Steve Askew, Stuart Croxford Neale e Jez Strode. Chris Hamill, consuetamente concentrado sobre o nome artístico "Limahl", entrou no grupo em 1981, e, à sugestão de Nicholas, este foi renomeado para Kajagoogoo. O lançamento do primeiro single, Too Shy, efetuou-se em janeiro de 1983, alçando a banda para uma turnê promocional que, por sua vez, engendraria uma tomada do número 1 na UK Singles Chart. A banda, dentre o mesmo ano e o seguinte, ainda hastearia quatro músicas ao top 40 hits. Depois de demitir o vocalista Limahl em 1983 e separar-se de Strode em 1985, os três membros restantes da banda reformaram-na como "Kaja", lançando o álbum Crazy People's Right To Speak e o single Shouldn't Do That. Entre 1985 e 1987, Beggs dedicou-se à composição com vários outros escritores, finalmente formando Ellis, Beggs & Howard em março de 1987. Ellis, Beggs e Howard se separaram em 1989, e, no ano subsequente, Beggs ingressou na banda folk progressiva Iona. Gravou dois álbuns junto a ela, The Book of Kells e Beyond These Shores.
Ele continuou trabalhando com vários artistas e bandas, incluindo Gary Numan, Alphaville, Belinda Carlisle, Emma Bunton (em seu álbum Life in Mono) e o ex-baixista do Led Zeppelin, John Paul Jones. Em 1996, Beggs conheceu Howard Jones em um voo dos Estados Unidos e uma amizade foi estabelecida. Jones convidou Beggs para fazer uma turnê como parte de sua banda.
Beggs trabalhou como gerente da Phonogram Records por oito meses. Mais tarde, ele se tornou um colaborador de várias publicações de guitarra, sendo redator da revista Bass Guitar. Adicionalmente, é membro da escola de guitarra e baixo Guitar-X de Londres.
O artista gravou e lançou Stick Insect (2002), The Maverick Helmsman (2004), The Darkness In Men's Hearts (2013),Words Fail Me (2019) e Music For Drones.
Em fevereiro de 2013, o projeto Lifesigns, de Beggs, John Young e Frosty Beedle, desferiu seu primeiro álbum, homônimo.
Beggs e Askew estiveram fortemente envolvidos com uma dupla epitetada "Industrial Salt", que fez sucesso no Japão. Os dois também elaboraram em material para Claudia Mills, finalista do programa de talentos Let Me Entertain You.
Um Kajagoogoo reconstituído com Beggs, Askew e Croxford Neale fez uma turnê em 2004. Limahl e Strode voltaram em 2008, em cujo ano a banda fez uma turnê longa. A seguir, lançou um EP de novo material em 2011. Em entrevista à Cherry Red TV em 2018, Beggs falou sobre a reunião, afirmando que "nós nos reformamos e fizemos turnê e gravamos um EP e remasterizamos o catálogo antigo... e naquele ponto eu senti que tínhamos feito tudo. Foi uma boa maneira de terminar com chave de ouro, colocar um laço nisso e deixá-lo sozinho e seguir em frente."
Desde 2011, Beggs é integrante da banda de turnê de Steven Wilson, tendo também contribuído para os álbuns Grace For Drowning, The Raven That Refused to Sing, Hand. Cannot. Erase., o EP 41/2, To the Bone e The Future Bites. Em fevereiro de 2013, o projeto Lifesigns, de Beggs, John Young e Frosty Beedle, lançou um álbum homônimo.
Beggs, outrossim, se filiou à banda Fish on Friday, que lançou Godspeed no final de 2014, e colaborou para com a idealização solo de John Mitchell, Lonely Robot, a qual distribuiu o álbum Please Come Home em fevereiro de 2015.
A mais recente manifestação de Nick no que tange a grupos se deu em agosto de 2021, através do lançamento de fragments, pela Kscope. Previamente, lançou Do Nothing till You Hear from Me (2016), Tardigrades Will Inherit The Earth (2017) e Atheists and Believers (2019), por via do nome The Mute Gods.
Discografia
Ellis, Beggs and Howard
Singles
"Big Bubbles No Troubles" — RCA PB 42089, junho de 1988
"Bad Times" — RCA PB 42041, agosto de 1988
"Where Did Tomorrow Go?" — RCA PB42317, novembro de 1988
"Big Bubbles No Troubles" remix — RCA PB 42089, fevereiro de 1989
"Big Bubbles No Troubles" remix — RCA PB 42788n abril de 1989
Álbuns
"Homelands" — RCA, 1988
"The Lost Years Volume One", 1997
"The Lost Years Volume Two",
Lifesigns
"Lifesigns" — Esoteric Antenna, 2013
Solo
Álbuns
"Stick Insect", — CD Stick Enterprises, 2002
"The Maverick Helmsman" — CD Stick Enterprises, 2004
"The Darkness Inside Mens Hearts" — Burning Shed, 2014: uma compilação das obras de Beggs com chapman stick, nomeadamente Stick Insect (2002) e The Maverick Helmsman (2004)
"Words Fail Me" — CD Cherry Red Records, 2019
Miscelânea
Com Steve Hackett
"Out of the Tunnel's Mouth", 2009
"Beyond the Shrouded Horizon", 2011
"Live Rails", 2011
"Genesis Revisited II", 2012
Com Steven Wilson
"Grace For Drowning", 2011
"Catalog / Preserve / Amass" (ao vivo), 2012
"Get All You Deserve" (ao vivo), 2012
"The Raven that Refused to Sing (And Other Stories)", 2013
"Drive Home", 2013
"Hand. Cannot. Erase.", 2015
"4½", 2016
"To the Bone", 2017
"Home Invasion: In Concert at the Royal Albert Hall", 2018
"The Future Bites", 2021
Com Lonely Robot (John Mitchell)
"Please Come Home", 2015
Com The Mute Gods
"Do Nothing till You Hear from Me", 2016
"Tardigrades Will Inherit the Earth", 2017
"Atheists and Believers", 2019
Com Trifecta
"Fragments", 2021
Ligações externas
Sítio oficial de Nick Beggs
Sítio oficial do KajaGooGoo
KajaFax — A comunidade de fãs de KajaGooGoo
The Mute Gods
Baixistas da Inglaterra
Pessoas vivas
Nascidos em 1961
Guitarristas da Inglaterra |
4122553 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge%20Zarif | Jorge Zarif | Jorge João Zarif (São Paulo, 30 de Setembro de 1992) é um velejador brasileiro.
Carreira
Filho do velejador Jorge Zarif Neto, Jorge foi um dos representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e Rio-2016.
Em 2013, um mês após tornar-se campeão mundial júnior, conquistou o título do Campeonato Mundial de Tallin, na Estônia, (título que o Brasil não conquistava há 41 anos na categoria). Com este feito, ele é o mais jovem atleta a levar as duas competições.
Zarif já conquistou duas vezes o campeonato mundial júnior da classe Finn (2009 e 2013), título que unificou ao vencer o campeonato mundial principal da modalidade em agosto de 2013. Pouco depois, em dezembro, foi eleito o melhor atleta de 2013 no Prêmio Brasil Olímpico, uma das maiores coroações do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).
Atendendo ao seu biotipo migrou para a Classe Finn, e iniciou os treinos com seu pai. Em 2008 esteve perto da vaga para Pequim-08, mas com o segundo lugar no pré-olímpico, não foi convocado. Em Londres-12, Jorginho participou de sua primeira Olimpíada.
No ano de 2013, foi o primeiro velejador a vencer o Mundial de Finn Júnior e Adulto, no mesmo ano, após mais de 40 anos da última conquista brasileira na classe, sendo eleito o melhor atleta do ano no Prêmio Brasil Olímpico do COB, contando com a ajuda dos colegas na Fundação Armando Alvares Penteado, onde estuda administração.
Nos Jogos Olímpicos Rio-2016, obteve uma quarta posição geral, apenas 12 pontos atrás da medalha de bronze.
Em 2018 venceu a Copa do Mundo de Vela na classe Finn em Hyeres velejando na classe Star ganhando o titulo mundial em Oxford velejando com Guilherme de Almeida, e logo após conquistou o almejado premio da Star Sailors League velejando com Pedro Trouche em sua proa.
Desempenho em Jogos Olímpicos
Naturais da cidade de São Paulo
Velejadores olímpicos do Brasil
Velejadores nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012
Velejadores nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016
Alunos da Fundação Armando Álvares Penteado |
2648278 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque%20Boturussu | Parque Boturussu | O Parque Boturussu (também é frequente a grafia Boturuçu) é um bairro no distrito de Ermelino Matarazzo, na cidade de São Paulo.
Bairros de Ermelino Matarazzo |
145413 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Steinheim%20am%20Albuch | Steinheim am Albuch | Steinheim am Albuch é um município da Alemanha, no distrito de Heidenheim, na região administrativa de Estugarda, estado de Baden-Württemberg.
Municípios de Baden-Württemberg |
2482767 | https://pt.wikipedia.org/wiki/24%20Horas%20de%20Le%20Mans%20de%201986 | 24 Horas de Le Mans de 1986 | As 24 Hours of Le Mans de 1986 foi o 54º grande prêmio automobilístico das 24 Horas de Le Mans, tendo acontecido nos dias 31 de maio e 1 de junho 1986 em Le Mans, França no autódromo francês, Circuit de la Sarthe.
Resultados Finais
Legenda :DNQ = Não largou - DNF = Abandono - NC = Não classificado - DSQ= Desqualificado
Bibliografia
Les 24 heures du Mans 1986 de Christian Moity et Jean-Marc Teissèdre - Editions ACLA - ISBN
Les 24 heures du Mans 1923-1992 de Christian Moity, Jean-Marc Teissèdre et Alain Bienvenu - Éditions J.P. Barthélémy - ISBN 2-909413-06-3
Ligações externas
1986
1986 no automobilismo
Desporto na França em 1986 |
3324222 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilh%C3%A9u%20Redondo | Ilhéu Redondo | O ilhéu Redondo é um ilhéu nas Ilhas Selvagens, Região Autónoma da Madeira, Portugal.
Ver também
Ilhéu de Fora
Ilhas Selvagens |
2131717 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Tuf%C3%A3o%20Hagupit%20%282008%29 | Tufão Hagupit (2008) | O tufão Hagupit (designação internacional: 0814; designação do JTWC: 18W; designação filipina: Tufão Nina) foi um intenso ciclone tropical que atingiu a costa da província chinesa de Guangdong com ventos de até 220 km/h, segundo o Joint Typhoon Warning Center (JTWC), em meados de setembro de 2008. Hagupit formou-se de uma área de distúrbios meteorológicos em 19 de setembro a centenas de quilômetros a leste das Filipinas e seguiu para oeste e oeste-sudoeste, intensificando-se gradualmente. Ainda naquele dia, o sistema se tornou a tempestade tropical Hagupit. Continuando a se intensificar gradualmente, Hagupit se tornou um tufão em 21 de setembro, assim que começou a seguir para noroeste, passando ao nordeste do arquipélago filipino. A partir de então, Hagupit começou a sofrer rápida intensificação assim que começou a seguir rapidamente para o Mar da China Meridional. O tufão atingiu seu pico de intensidade durante a noite (UTC) de 23 de setembro, pouco antes de atingir a costa da província chinesa de Guangdong, com ventos máximos sustentados de até 230 km/h, segundo o JTWC, ou 165 km/h, segundo a Agência Meteorológica do Japão. Sobre o sul da China, Hagupit enfraqueceu-se, enfraquecendo para uma tempestade tropical em 24 de setembro, e para uma depressão tropical no dia seguinte. O sistema tropical dissipou-se completamente sobre o norte do Vietnã mais tarde naquele dia.
Nas Filipinas, as chuvas torrenciais associadas a Hagupit causaram 8 fatalidades e afetaram mais de 10.000 pessoas. As chuvas associadas ao tufão também causaram uma fatalidade no Taiwan. Mais de 40.000 pessoas tiveram que abandonar as suas residências do sul da China. O país foi diretamente afetado por Hagupit, que causou 17 fatalidades na província de Guangdong e na Região Autônoma de Guangxi. No entanto, o Vietnã foi o país mais afetado por Hagupit; o sistema remanescente causou chuvas torrenciais nas regiões montanhosas do norte do país, causando enxurradas, avalanches de lama e deslizamentos de terra. Cerca de 67 pessoas perderam as suas vidas como consequência dos efeitos de Hagupit no norte do Vietnã.
História meteorológica
Hagupit formou-se a partir de uma área de perturbações meteorológicas que persistia ao nordeste de Guam desde 14 de setembro. No dia seguinte, uma grande e desorganizada área de baixa pressão se formou em associação à área de distúrbios meteorológicos. Mesmo com condições meteorológicas favoráveis, tais como o baixo cisalhamento do vento e as águas quentes, o sistema não foi capaz de se desenvolver rapidamente. Em 16 de setembro, o sistema continuou a mostrar sinais de organização e começou a desenvolver áreas consolidadas de convecção profunda em torno do centro ciclônico de baixos níveis. A formação de áreas de convecção foi auxiliada pela presença de um anticiclone sobre o sistema e pela presença de dois cavados de baixa pressão da alta troposfera. Com isso, a Agência Meteorológica do Japão classificou o sistema para uma fraca depressão tropical durante as primeiras horas (UTC) de 17 de setembro. Durante todo aquele dia, a perturbação tropical continuou a se organizar gradualmente, e durante o final daquela noite, o Joint Typhoon Warning Center (JTWC) emitiu um Alerta de Formação de Ciclone Tropical (AFCT) sobre o sistema, o que significava que a perturbação poderia se tornar um ciclone tropical significativo dentro de 24 horas. A tendência de organização do sistema foi desacelerada pelo ligeiro aumento do cisalhamento do vento em 18 de setembro; no entanto, o sistema prosseguiu a se intensificar lentamente apesar das condições meteorológicas mais hostis. Porém, naquela noite, o sistema já tinha organização suficiente para que o JTWC declarasse o sistema como a depressão tropical 18W.
Mais tarde, durante a meia-noite (UTC) de 19 de setembro, a AMJ também classificou o sistema para uma depressão plena. Horas mais tarde, a Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA), a agência filipina responsável pela meteorologia no país, também classificou o sistema para uma depressão tropical e lhe atribuiu o nome Nina. Seguindo rapidamente para oeste-sudoeste e para oeste sob a influência de uma forte alta subtropical, a depressão continuou a se intensificar, e durante aquela manhã (UTC), o JTWC classificou o sistema para uma tempestade tropical; naquele momento, o centro da tempestade encontrava-se a leste das Filipinas. A Agência Meteorológica do Japão (AMJ) também classificou o sistema para uma tempestade tropical, atribuindo-lhe o nome Hagupit, que foi submetido à lista de nomes dos tufões pelas Filipinas, e significa "chicote", "chicotear" em língua tagalog. Hagupit continuou a se intensificar gradualmente durante aquele dia e, durante as primeiras horas (UTC) de 20 de setembro, a JMA classificou o sistema para uma tempestade tropical severa. No entanto, a tendência de intensificação de Hagupit parou em 20 de setembro devido ao cisalhamento do vento moderado e à desorganização do centro ciclônico de baixos níveis. Durante aquele dia, Hagupit manteve uma intensidade com ventos máximos sustentados de 100 km/h, segundo o JTWC. Hagupit voltou a se intensificar durante a madrugada de 21 de setembro, quando a sua circulação ciclônica de baixos níveis começou a ficar mais bem definida. Além disso, a diminuição do cisalhamento do vento e a melhora dos fluxos de saída contribuíram para o desenvolvimento do sistema. Ao mesmo tempo, a tempestade tropical começou a seguir para nordeste, através de uma brecha na alta subtropical que a guiava; a mudança da trajetória do sistema evitou o seu impacto direto com o arquipélago filipino. A tendência gradual de intensificação continuou durante aquele dia, e por volta do meio-dia (UTC), a AMJ classificou Hagupit como um tufão; naquele momento, Hagupit localizava-se a nordeste das Filipinas. Horas depois, o JTWC também fez o mesmo.
A partir de então, Hagupit começou a sofrer rápida intensificação. Fortalecendo-se rapidamente, Hagupit começou a seguir novamente para oeste em 22 de setembro assim que a alta subtropical ao seu norte começou a se intensificar. Além disso, naquele momento, um olho começou a se formar no centro das áreas de convecção profunda associadas ao tufão. No entanto, a partir da tarde de 22 de setembro, a tendência de rápida intensificação foi interrompida pela diminuição dos fluxos de saída; o cavado de médias latitudes, que provia os fluxos de saída setentrionais, seguiu para sudeste, e o próprio cavado cortou os fluxos de saída orientais, que eram providos por um cavado de baixa pressão de alta troposfera. Porém, as condições meteorológicas desfavoráveis não persistiram, e Hagupit voltou a se intensificar gradualmente assim que adentrou o Mar da China Meridional. Seguindo rapidamente para oeste e para oeste-noroeste, o tufão atingiu seu pico de intensidade durante a noite de 23 de setembro, com ventos máximos sustentados de 230 km/h, segundo o JTWC, ou 165 km/h, segundo a AMJ; naquele momento, o centro do tufão estava localizado a poucos quilômetros da costa da província chinesa de Guangdong.
Por volta das 20:30 (UTC) de 23 de setembro, Hagupit fez landfall na costa da província chinesa, a cerca de 85 km a sudoeste de Yangjiang, durante o seu pico de intensidade. A partir de então, Hagupit começou a se enfraquecer rapidamente sobre terra. Durante a manhã (UTC) de 24 de setembro, a AMJ desclassificou o sistema para uma tempestade tropical severa, e para uma simples tempestade tropical mais tarde naquele dia. Com a rápida deterioração de Hagupit sobre terra, o JTWC desclassificou o sistema para uma tempestade tropical ainda durante aquele dia e emitiu seu aviso final sobre o sistema. Enfraquecendo rapidamente sobre a Região Autônoma de Guangxi, China, Hagupit se enfraqueceu para uma depressão tropical durante as primeiras horas (UTC) de 25 de setembro, segundo a AMJ. A agência japonesa também emitiu seu aviso final sobre o sistema naquele momento. A área de baixa pressão remanescente de Hagupit continuou a seguir velozmente para oeste-noroeste, dissipando-se completamente mais tarde naquele dia, sobre o norte do Vietnã.
Preparativos e impactos
Nas Filipinas, as chuvas torrenciais associadas a Hagupit causaram 8 fatalidades e afetaram mais de 10.000 pessoas. As chuvas associadas ao tufão também causaram uma fatalidade no Taiwan. Mais de 40.000 pessoas tiveram que abandonar as suas reidências do sul da China. O país foi diretamente afetado por Hagupit, que causou 17 fatalidades na província de Guangdong e na Região Autônoma de Guangxi. No entanto, o Vietnã foi o país mais afetado por Hagupit; o sistema remanescente causou chuvas torrenciais nas regiões montanhosas do norte do país, causando enxurradas, avalanches de lama e deslizamentos de terra. Cerca de 67 pessoas perderam as suas vidas como consequência dos efeitos de Hagupit no norte do Vietnã.
Ver também
Ciclone tropical
Temporada de tufões no Pacífico de 2008
Hagupit (2008) |
4463575 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato%20Cearense%20de%20Futebol%20da%20Terceira%20Divis%C3%A3o%20de%202009 | Campeonato Cearense de Futebol da Terceira Divisão de 2009 | O Campeonato Cearense de Futebol - Terceira Divisão de 2009 foi uma competição realizada com organização da FCF em 2009 e contou com 16 equipes. O Caucaia sagrou-se campeão.
Participantes
Grupo A
Barbalha Futebol Clube (Barbalha)
Jardim Sport Clube (Jardim)
Centro Esportivo Morada Nova (Morada Nova)
Grupo B
Crateús Esporte Clube (Crateús)
Itapajé Futebol Clube (Itapajé)
Associação Nova Russas Esporte Clube (Novas Russas)
Grupo C
Aliança Atlética Futebol Clube (Pacatuba)
Associação Desportiva Arsenal de Caridade (Caridade)
Eusébio Esporte Clube (Eusébio)
União Desportiva Messejana (Fortaleza)
Clube Atlético Pacajuense (Pacajus)
Grupo D
América Football Club (Fortaleza)
Calouros do Ar Futebol Clube (Fortaleza)
Caucaia Esporte Clube (Caucaia)
Sport Club Maguary (Fortaleza)
Paracuru Atlético Clube (Paracuru)
Fase Classificatória
Grupo A
Classificação
Jogos
Grupo B
Classificação
Jogos
Grupo C
Classificação
Jogos
Grupo D
Classificação
Jogos
Segunda Fase
Grupo E
1º Pacajuense (13 pts)
2º Arsenal de Caridade (12 pts)
3º Barbalha (10 pts)
4º Morada Nova (00 pts)
Grupo F
1º Nova Russas (18 pts)
2º Caucáia (09 pts)
3º América (06 pts)
4º Crateús (03 pts)
Quadrangular Final
Grupo G
1º Caucáia (11 pts) (campeão e promovido)
2º Nova Russas (08 pts) (vice campeão e promovido)
3º Arsenal de Caridade (06 pts) (promovido)
4º Pacajuense (05 pts)
Campeonato Cearense de Futebol - Terceira Divisão
Futebol de 2009 no Ceará |
1800486 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandol | Bandol | Bandol é uma comuna francesa na região administrativa da Provença-Alpes-Costa Azul, no departamento de Var. Estende-se por uma área de 8,58 km².
Demografia
Comunas de Var (departamento) |
1037126 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido%20Trabalhista%20Renovador%20Brasileiro | Partido Trabalhista Renovador Brasileiro | O Partido Trabalhista Renovador Brasileiro (PTRB) foi um partido político brasileiro.
Foi fundado por Levy Fidelix, aglutinando um grupo descontente com o fim e a fusão do Partido Trabalhista Renovador (PTR) com o Partido Social Trabalhista (PST) para formar o Partido Progressista (PP). Somente disputou a eleição de 1994, com pequena expressão. Após essa malograda tentativa, o mesmo grupo reorganizou, desta vez com sucesso, outra legenda, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).
Trabalhista Renovador Brasileiro
1993 na política do Brasil |
2618836 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o%20Fantoni | João Fantoni | João Fantoni, conhecido no Brasil como Ninão e na Itália como Fantoni I (Belo Horizonte, — Belo Horizonte, ), foi um futebolista ítalo-brasileiro.
Ninão perteceu a uma família cruzeirense: ele, os irmãos Leonízio Fantoni (Niginho) e Orlando Fantoni e o primo Otávio Fantoni (Nininho) foram atletas do clube. Ninão, Niginho e Nininho atuaram ainda na época em que a Raposa chamava-se Palestra Itália. Os quatro jogaram também na Lazio, onde compuseram uma dinastia: ele foi Fantoni I, Nininho foi Fantoni II, Niginho foi Fantoni III e Orlando, Fantoni IV.
João defendeu o Palestra por duas passagens, entre 1923 e 1931 e entre 1933 e 1938, sendo o atacante de melhor média de gols no clube: 1,41 por jogo, tendo marcado 167 vezes em 127 partidas. Na Lazio, onde jogou ao lado de Nininho e Niginho, marcou 39 vezes. É o quinto maior artilheiro do clube mineiro, pelo qual seus filhos Benito e Fernando Fantoni atuaram na década de 1960. Fernando também passaria pela Lazio, como Fantoni V.
Em jogos históricos do Palestra, João aparece em dois momentos: em 1927, marcou os dois gols "de honra" na goleada de 9 x 2 aplicada pelo Atlético Mineiro, e no Campeonato Mineiro de 1928, foi o artilheiro que mais marcou gols em uma mesma partida, anotando 10 dos 14 gols do Palestra contra o Alves Nogueira.
Ligações externas
Perfil do jogador na Laziowiki
Brasileiros de ascendência italiana
Futebolistas do Cruzeiro Esporte Clube
Fantoni |
4261469 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Agabus%20nebulosus | Agabus nebulosus | Agabus nebulosus é uma espécie de insetos coleópteros pertencente à família Dytiscidae.
A autoridade científica da espécie é Forster, tendo sido descrita no ano de 1771.
Trata-se de uma espécie presente no território português.
Referências
Ligações externas
Agabus nebulosus - Biodiversity Heritage Library - Bibliografia
Agabus nebulosus - NCBI Taxonomy Database
Agabus nebulosus - Global Biodiversity Information Facility
Agabus nebulosus - Encyclopedia of Life
Coleópteros de Portugal
nebulosus
Coleópteros descritos em 1771 |
1778071 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Comuna%20de%20Andrych%C3%B3w | Comuna de Andrychów | Andrychów (polaco: Gmina Andrychów) é uma gminy (comuna) na Polónia, na voivodia de Pequena Polónia e no condado de Wadowicki.
De acordo com os censos de 2004, a comuna tem 42 933 habitantes, com uma densidade 267,6 hab/km².
Área
Estende-se por uma área de 100,6 km², incluindo:
área agrícola: 48%
área florestal: 40%
Demografia
Dados de 30 de Junho 2004:
De acordo com dados de 2002, o rendimento médio per capita ascendia a 1144,08 zł.
Subdivisões
Brzezinka, Inwałd, Roczyny, Rzyki, Sułkowice, Targanice, Zagórnik.
Ligações externas
Andrychów |
3859970 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Nachman%20Aronszajn | Nachman Aronszajn | Nachman Aronszajn (Varsóvia, — Corvallis (Oregon), ) foi um matemático estadunidense nascido na Polônia, de origem judáica asquenaze.
O campo de estudo principal de Aronszajn foi a análise matemática, tendo contribuído também com a lógica matemática.
Ligações externas
Analistas matemáticos
Matemáticos da Polónia
Judeus da Polônia |
2585990 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Girls%20%28banda%29 | Girls (banda) | Girls foi uma banda de indie rock de São Francisco, Califórnia, EUA.
O New York Times comparou o som da banda com artistas como Elvis Costello, Buddy Holly e Beach Boys.
Ligações externas
Girld no site da Matador Records
Girls no MySpace
Bandas da Califórnia
Bandas de indie rock
Bandas formadas em 2007
Grupos musicais de São Francisco (Califórnia) |
613797 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Faj%C3%A3%20de%20%C3%81gua | Fajã de Água | Fajã de Água (em Crioulo cabo-verdiano: Fajã di Água) é uma vila na ilha Brava, Cabo Verde.
Oeste de vila esse uma aeródromo abandonado nomeado Esperadinha, em zona de ponto extremo do oeste da ilha
Vilas próximas ou limítrofes
(Cidade) Nova Sintra, este
Cova Rodela, este
Aldeias de Cabo Verde
Brava (Cabo Verde) |
2129178 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco%20Honorato%20Cidade | Francisco Honorato Cidade | Francisco Honorato Cidade (Desterro — Desterro, 18 de maio de 1870) foi um advogado e político brasileiro.
Filho de João Francisco Cidade e de Ana Joaquina do Sacramento.
Foi deputado à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina na 7ª legislatura (1848 — 1849), na 8ª legislatura (1850 — 1851), e na 9ª legislatura (1852 — 1853).
Bibliografia
Piazza, Walter: Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1985.
Deputados estaduais de Santa Catarina
Naturais de Florianópolis
Mortos em 1870 |
1613771 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa%20Stefan%20Zweig | Casa Stefan Zweig | A Casa Stefan Zweig é um edifício em Petrópolis, última moradia de Stefan Zweig.
"Pequeno bangalô com sua grande varanda coberta, que é nossa sala de estar", como gostava Zweig de se referir ao edifício, em 2006, foi transformada, por um grupo de amigos e admiradores do autor austríaco, em entidade cultural de direito privado, com o objetivo de criar naquele local um museu em sua memória. Orçado em R$ 1,2 milhão, a obra foi realizada com um suporte simbólico dos governos austríacos e alemão e da Prefeitura de Petrópolis, mas nenhum apoio do governo brasileiro.
O descaso do governo brasileiro com Zweig vem de longe. Em 1943, logo após a sua morte, o cunhado de Zweig ofereceu 560 obras, todas com o original e o manuscrito, além de fotos autografadas do autor com seus célebres amigos, como Freud, Toscanini e Strauss, mas tais obras não geraram interesse do governo brasileiro e a oferta foi ignorada.
A casa onde o escritor Stefan Zweig e sua segunda mulher, Lotte, moraram durante cinco meses até consumarem o seu pacto de morte, em fevereiro de 1942, e na qual Zweig completou sua autobiografia "O mundo que eu vi", escreveu o conto Uma partida de xadrez, retocou algumas obras inacabadas como Clarissa, além de esboçar o "Montaigne", foi comprada pela sociedade Casa Stefan Zweig e foi contratado o arquiteto Miguel Pinto Guimarães para transformá-la num museu com o nome de Museu Casa Stefan Zweig.
O projeto do museu inclui também um "Memorial do Exílio", destinado a divulgar as obras de outros artistas, intelectuais e cientistas que, como Zweig, se refugiaram no Brasil durante no período 1933-1945 e que contribuíram para a cultura, as artes e a ciência do país.
O primeiro presidente da sociedade Casa Stefan Zweig é o jornalista brasileiro Alberto Dines. Por seu trabalho ele recebeu o Austrian Holocaust Memorial Award (AHMA) em 2006.
Desde fevereiro do ano 2008 um austríaco presta o Serviço Austríaco da Memória do Holocausto na Casa Stefan Zweig.
Acervo
É pequeno o espaço da casa em si, mas o ambiente é bem aproveitado. As paredes estão cheias de pôsteres e elementos audiovisuais interativos. Há um espaço cercado por vidro com alguns objetos que pertenceram a Zweig, como um tabuleiro de xadrez, livros e um cachimbo. No quarto onde o casal se suicidou, é possível ver a máscara mortuária que o autor utilizou para cometer o suicídio e a declaração de despedida traduzida em inglês e português.
Na casa há também uma área dedicada a exposições temporárias e outra com o nome de Canto dos Exilados, que serve para exaltar a vida e obra de artistas e intelectuais que se alocaram no Brasil no período Entre Guerras. Entre os nomes desta seção estão Henry Jolles, Frank Arnau, Paulo Rónai, Anatol Rosenfeld e Herbert Caro.
Na parte externa e na varanda, é possível observar claras referências à obra Novela de Xadrez, com tabuleiros convencionais dispostos no terraço e um em tamanho gigante no espaço do jardim.
Referências
Ligações externas
Sítio oficial da entidade
Museus de Petrópolis
Stefan Zweig |
2616441 | https://pt.wikipedia.org/wiki/La%20Vall%C3%A9e | La Vallée | La Vallée pode se referir a:
La Vallée (Charente-Maritime), uma comuna da França.
La Vallée (Haiti), uma comuna do Haiti.
La Vallée (filme), um filme francês de 1972.
Desambiguações de topônimos |
1733131 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Al-An%27am | Al-An'am | Al-An'am (Em árabe: سورة الأنعام) ("O Gado") é a sexta sura do Alcorão, com 165 ayats. Trata-se de uma Makkan Sura. Os seus principais temas são Tawhid, ressurreição, o paraíso e o inferno.
A sura conta a história do profeta Abraão, (Sura 6: 74-80) que, usando sua própria razão, deixou de cultuar os corpos celestes e se voltou para Deus, e então recebeu a revelação.
Alcorão |
5477842 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Asuades%20%28filarco%20em%20503%29 | Asuades (filarco em 503) | Asuades, ou Alaçuade (al-Aswad) em árabe, foi um sarraceno do começo do , ativo durante o reinado do imperador . Filarco, aparece em 503, quando serviu sob Areobindo na Guerra Anastácia contra o Império Sassânida.
Bibliografia
Árabes do século V
Árabes do século VI
Bizantinos do século V
Militares do Império Bizantino do século VI
Bizantinos envolvidos nas guerras bizantino-árabes
Guerra Anastácia
Generais de Anastácio I Dicoro
Bizantinos de origem árabe |
1814615 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Boubiers | Boubiers | Boubiers é uma comuna francesa na região administrativa de Altos da França, no departamento de Oise. Estende-se por uma área de 10,35 km².
Demografia
Comunas de Oise |
857832 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Leticia%20Perdig%C3%B3n | Leticia Perdigón | Guadalupe Leticia Perdigón Labrador (Cidade do Mexico, Mexico, 7 de agosto de 1956), mais conhecida como Leticia Perdigón, é uma atriz mexicana. É conhecida na América Latina por suas atuações em telenovelas como Rebelde, Así son ellas, entre outras.
Biografia
Começou sua carreira de atriz com o filme Eva y Darío no ano de 1973, atuando ao lado a primeira atriz Ana Luisa Peluffo, o primeiro ator Joaquín Cordero, Lilia Michel, e também a primeira atriz Norma Lazareno. Esta fita foi sua primeira aparição na tela grande, embora no início daquele ano, ele havia trabalhado na telenovela Mi rival.
No ano de 1975 trabalha em quatro dos seus filmes mais notáveis: Presagio, do professor Luis Alcoriza, co-escrito com o prêmio Nobel: Gabriel García Márquez, e onde atua ao lado de: David Reynoso, Lucha Villa, Pancho Cordova, Carmen Montejo, Enrique Lucero, Gloria Marí e José Gálvez. Também filma La otra virginidad, onde atua com importantes atores como: Valentín Trujillo, Meche Carreño, Víctor Manuel Mendoza, Rita Macedo e Eduardo Noriega. Filma também Bellas de noche, o primeiro filme de "ficheras" feito no México, onde ele atua novamente ao lado de Pancho Córdova, Rosa Carmina, Jorge Rivero, Enrique Novi e Mario Garcia "Rags".
Em 1976 intervém em papel protagonico no filme Coronación, ao lado de Ernesto Alonso, Sergio Jiménez, Aarón Hernán, Carmen Montejo, Raquel Olmedo e atua também em Longitud de guerra, onde atua ao lado de Víctor Alcocer, Mario Almada, Fernando Balzaretti, Pancho Córdova, Jaime Fernández e José Gálvez.
Posteriormente trabalha em Lagunilla, mi barrio, filmado em 1981, onde trabalha ao lado de Manolo Fábregas, Lucha Villa, Héctor Suárez, Raúl Meraz, Carmen Molina, Queta Lavat, e Jorge Fegán e sua sequência: Lagunilla 2, filmada dois anos mais tarde, em 1983.
No ano de 1992, filma: Anoche soñé contigo, com Socorro Bonilla, José Alonso y Patricia Aguirre.
Trabalhou em diversas telenovelas da Televisa, como Al diablo con los guapos, versão mexicana do êxito argentino Muñeca brava.
Em 2009 encarnou Leonor, mãe do protagonista da exitosa telenovela Hasta que el dinero nos separe. Realizou em 2010 una participação especial no final de Niña de mi corazón.
Para 2011 se integra com Rosy Ocampo em sua nova produção La fuerza del destino, onde interpreta Arcelia, uma mulher humilde, boa e maternal preocupada com seu filho.
Em 2012 inicia as gravações de Por ella soy Eva, novo melodrama de Rosy Ocampo onde se converte em Silvia, uma mulher disposta a aguentar tudo em seu matrimônio com um homem machista, pois se casou para toda a vida.
Em 2013 volta a trabalhar com Ocampo, agora na telenovela Mentir para vivir, onde interpreta Matilde Aresti de Camargo, e nesse mesmo ano faz uma participação especial na telenovela Qué pobres tan ricos também com Rosy Ocampo.
Em 2014 trabalha com Nathalie Lartilleux, no remake de La gata de 1970 fusionada com Rosa salvaje de 1987 e Cara sucia de 1992.
Em 2015 se integra à produção de Nicandro Díaz González, Hasta el fin del mundo dando vida a Guadalupe Sánchez "Doña Lupe", papel que antes interpretava a actriz María Rojo, quem saiu da produção por assuntos pessoais.
Vida pessoal
Sempre muito discreta quanto a sua vida pessoal, a atriz já teve relacionamentos com homens anônimos e famosos. A atriz tem uma filha, chamada Valentina.
Filmografia
Televisão
Cinema
Cancionera (2004)
Un pájaro escondido (1997)
Asesino misterioso (1997) - Amalia
Un pájaro escondido (1997)
Doble indemnización (1996) - Rosario
Balazos en la capirucha (1996)
Ruta 100 (1996)
Fuera ropa (1995)
Juego limpio (1996) - Silvia
Las alas del pez (1995)
La asesinadita (1994)
Luna de hiel (1994)
Ya la hicimos (1993)
Dos fantasmas sinvergüenzas (1993)
Un paso al cielo (1993)
S.I.D.A., síndrome de muerte (1993) - Carmen
Anoche soñé contigo (1992) - Azucena
Los Panaderos (1992)
Borrachas de pulquería (1992)
La mestiza (1991)
Infierno verde (1991)
Pelearon diez rounds (1991)
El mutilador (1991)
Golpe brutal (1991)
Acosado (1991)
Los reptiles (1991)
El garañón 2 (1990)
Pelo gallo (1990)
Mafiosos corporativos (1990)
Escoria otra parte de ti (1990)
El bolas (1990)
El día de las sirvientas (1989)
Las borrachas (1989)
Bandas guerreras (1989)
Ejecutor de narcos (1989)
Pánico en el bosque (1989)
Día de muertos (1988)
La ley del coyote (1988)
Alicia en el país del dólar (1988)
El vergonzoso (1988)
Matadero (1987)
El chácharas (1987)
Más vale pájaro en mano (1985)
Amenaza roja (1985)
Adiós Lagunilla, adiós (1984)
Lagunilla 2 (1983) .... Rita
El día que murió Pedro Infante (1982)
Lagunilla, mi barrio (1981) - Rita
Ángel del barrio (1981) - Mago
Misterio (1980)
El jardín de los cerezos (1978)
La hora del jaguar (1978) - Alicia
¿Y ahora qué, señor fiscal? (1977)
Longitud de guerra (1976)
Coronación (1976) - Estela
Yo fui violada (1976)
Las fuerzas vivas (1975)
La montaña del diablo (1975) - Marcelina
Bellas de noche (1975)
La otra virginidad (1975)
Presagio (1975)
Capulina contra las momias (1973)
Eva y Darío (1973)
Prêmios e Indicações
Prêmio TVyNovelas
Prêmios Ariel
Ligações externas
Leticia Perdigon em Alma Latina
Atrizes do México
Atrizes de televisão do México
Atrizes de cinema do México
Naturais da Cidade do México
Rebelde |
663706 | https://pt.wikipedia.org/wiki/NGC%205235 | NGC 5235 | NGC 5235 é uma galáxia espiral barrada (SBbc) localizada na direcção da constelação de Virgo. Possui uma declinação de +06° 35' 06" e uma ascensão recta de 13 horas, 36 minutos e 01,4 segundos.
A galáxia NGC 5235 foi descoberta em 13 de Abril de 1784 por William Herschel.
Ver também
Astronomia extragaláctica
Lista de galáxias
Lista de objectos NGC
New General Catalogue
Ligações externas
NGC 5235
Constelação de Virgo
Galáxias espirais barradas |
650836 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Db4o | Db4o | db4o (database for objects) foi um Banco de Dados Orientado a Objetos e open source que possuía interface para desenvolvimento de aplicações utilizando a Plataforma Java da Oracle, a Plataforma .NET da Microsoft e Projeto MONO.
db4objects (db4o) - Banco de Dados para Objetos
O Banco de Dados Orientado a Objetos db4objects (db4o) foi projetado para aplicações do tipo embarcada, cliente-servidor e desktop. Possui modo nativo para Java e .Net. Usa uma única biblioteca de desenvolvimento que se integra facilmente às aplicações e executa de forma altamente confiável e escalável tarefas de persistência com somente algumas linhas de código, não importando o quanto são complexas as estruturas. Não necessita utilizar-se de consultas SQL para CRUD (Create, Read, Update e Delete), eliminando a troca de orientado a objetos por performance.
Empresas como a Boing, Bosch, Hertz, BMW, Intel, Seagate entre outras já utilizam o db4o. Apresenta vantagens em relação ao Banco de Dados Relacional: oferece rapidez de inserção, utiliza pouco recurso computacional, tem fácil aprendizado, acesso direto ao Banco de Dados sem utilizar ORM (Mapeamento Objeto-Relacional) e ambiente de administração zero, já que as rotinas de melhoria podem ser feitas por um programador. Na Espanha, a Indra Sistemas, uma empresa de desenvolvimento de softwares, foi contratada para criar o centro de controle do sistema espanhol de trens bala AVE. Neste projeto, o db4o foi utilizado como a base de dados de tempo real para controlar o tráfego. A capacidade de processamento do sistema da Indra fica em torno de 200 mil objetos por segundo. A Figura abaixo mostra que o objeto é desmontado para o armazenamento em estruturas de tabelas no Banco de Dados Relacional. Já no db4o, o objeto é diretamente armazenado como objeto.
Armazenamento de objetos em um B.D. Relacional e em um B.D. db4o
De acordo com a empresa que produz o db4o, este banco roda até 44 vezes mais rápido que os Bancos de Dados conhecidos como MySQL com Hibernate. O benchmark de licença GPL, PolePosition, tem um método de teste chamado Barcelona que faz escrita, leitura, consultas e remoção de objetos com uma estrutura de herança de 5 níveis. Segundo o teste, o db4o se saiu melhor em relação a vários Bancos de Dados conforme detalhes da Tabela Abaixo.
Detalhes do benchmark open source PolePosition gerado para comparar o db4o.
Os recursos de consultas são fundamentais para qualquer Banco de Dados e o db4o oferece vários métodos de recuperação de dados:
QBE (Query by Example): No método QBE, você cria um modelo de objeto, que é uma instância da classe que você deseja pesquisar. Se atribuir valores para um ou mais atributos no seu modelo, então db4o procura por objetos no Banco de Dados com os atributos correspondentes. É um método simples e de fácil aprendizagem, mas só é ideal para consultas que não precisam de operadores lógicos.
SODA (Simple Object Data Access): Constrói um grafo de consulta navegando referências em classes e as restrições que impõe. Utiliza strings para identificar os campos. Rápido, mas o conceito pode ser difícil de acostumar.
NQ (Native Query): É uma consulta nativa expressa inteiramente na linguagem de programação e com checagem de tipos durante a compilação. Oferece consultas com várias vantagens importantes.
Codificação db4o - Exemplo em Java
Abaixo segue um código simples de exemplo para inserção, atualização, consulta e remoção, escrito na linguagem Java:
Declaração da classe Pessoas em Java
package exemploobjetos;
/**
*
* @author David Rodrigues Machado
**/
public class Pessoas {
private int cod;
private String nome;
public void setCod(int cod) {
this.cod = cod;
}
public void setNome(String nome) {
this.nome = nome;
}
public int getCod() {
return (cod);
}
public String getNome() {
return (nome);
}
}
Código em Java utilizando o Banco de Dados Orientado a Objetos db4o
package exemploobjetos;
import com.db4o.*;
/**
*
* @author David Rodrigues Machado
**/
public class Main {
public static void main(String[] args) {
//Variável do arquivo do Banco de Dados
ObjectContainer db = Db4o.openFile("Banco.yap");
//Criando um objeto do tipo Pessoas
Pessoas p = new Pessoas();
//Objeto do tipo Pessoas para obter o objeto que se deseja do banco
Pessoas achou_p;
//Variável para obter o resultado do objeto recuperado
ObjectSet result;
//INSERÇÃO
p.setCod(20);//Instanciando o objeto com o código 20
p.setNome("David");//Instanciando o objeto com o nome David
db.set(p);//Armazenando o objeto no banco
System.out.println("O objeto foi inserido");
//ATUALIZAÇÃO
p.setCod(20);//Instanciando o objeto com o código 20
result = db.get(p);//Recupera o objeto p do Banco
achou_p = (Pessoas) result.next();//retorna o objeto se existir
achou_p.setCod(20);//Instanciando o objeto encontrado com código 20
achou_p.setNome("Jaqueline");//Alterando o objeto para o nome Jaqueline
db.set(achou_p);//Armazenando o objeto no Banco
System.out.println("O objeto foi atualizado");
//CONSULTA
p.setCod(20);
result = db.get(p);
achou_p = (Pessoas) result.next();
System.out.println("O objeto foi consultado");
//Imprime o resultado da consulta
System.out.println("O resultado da consultado é:");
System.out.println("Código: " + achou_p.getCod());
System.out.println("Nome: " + achou_p.getNome());
//REMOÇÃO
p.setCod(20);
result = db.get(p);
achou_p = (Pessoas) result.next();
db.delete(achou_p);//Apaga o objeto
System.out.println("O Objeto foi apagado");
db.close();//Fechando o Banco
}
}
Saída do Programa
O objeto foi inserido
O objeto foi atualizado
O objeto foi consultado
O resultado da consultado é:
Código: 20
Nome: Jaqueline
O objeto foi apagado
Ver também
Banco de dados orientado a objetos
Orientação a objeto
Mapeamento objeto relacional
Persistência
ESKELSEN, Cassio Rogerio. db4o: Banco de Dados Orientado a Objetos. Dez. 2005. Disponível via URL em: http://www.bizness.com.br/weblog/post/2008/08/05/db4o-Banco-de-Dados-Orientado-a-Objetos.aspx. Acesso em: 21 nov. 2009.
http://www.saofrancisco.edu.br/cursos/graduacao/producao_download.asp?arquivo=1716
http://www.db4o.com/portugues/db4o%20Product%20Information%20V5.0(Portuguese).pdf
http://www.db4o.com/about/customers/
http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=4121
http://www.db4o.com/portugues/db4o%20Success%20Story%20%20INDRA%20Sistemas(Portuguese).pdf
http://www.polepos.org/
http://www.db4o.com/about/productinformation/benchmarks/
ISBN 1-59059-656-0
Sistemas de gerenciamento de banco de dados
Sistemas livres de gerenciamento de banco de dados
SQL
Software livre programado em Java |
6127697 | https://pt.wikipedia.org/wiki/CZ%20Scorpion%20Evo%203 | CZ Scorpion Evo 3 | A Scorpion EVO 3 é uma carabina compacta produzida pela CZ. Há duas variantes: a A1, de fogo seletivo, e a S1, semiautomática. A designação EVO 3 indica que é a terceira geração de armas automáticas da fabricante CZ, desde a Skorpion vz. 61.
Design
Desenvolvida a partir do protótipo eslovaco Laugo, a carabina Scorpion é compacta, leve e municiada em calibres destinados a pistolas. A variante A1 apresenta alavanca de manejo alternável para o lado direito e chave seletora ambidextra de quatro estágios, enquanto a S1 apresenta somente dois estágios.
A versão padrão da carabina vem equipada com coronha rebatível e guarda-mão dotados de trilhos Picatinny, permitindo a acoplagem de empunhaduras, lanternas e lasers.
Armas da Checoslováquia
Pistolas-metralhadoras da Checoslováquia |
6128981 | https://pt.wikipedia.org/wiki/%C5%BDih%C3%A1rec | Žihárec | Žihárec (em : Zsigárd) é um município da Eslováquia, situado no distrito de Šaľa, na região de Nitra. Tem de área e sua população em 2018 foi estimada em 1.692 habitantes.
Municípios da Eslováquia
Municípios de Šaľa (distrito) |
3036684 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Fulco%20Beltr%C3%A3o%20da%20Proven%C3%A7a | Fulco Beltrão da Provença | Fulco Beltrão ou Beltrão I (†27 de abril de 1051) foi conde da Provença de 1018 até sua morte, com seu irmão mais velho Guilherme IV até 1030, e com seu irmão mais novo Godofredo I desde, pelo menos, 1032, senão antes. Após a morte de Guilherme IV, Beltrão assumiu o título de marquês, indicando a liderança da dinastia.
Fulco e seu irmão Godofredo fizera uma doação à Abadia de Cluny, em 26 de maio de 1037, e à de São Vítor de Marselha, em 16 de janeiro de 1040. Fulco Beltrão foi um grande advogado do monasticismo renovado da Provença do século XI. Convocou um concílio do clero e da nobreza para fundar a Abadia de São Promásio perto de Forcalquier e restaurar a Bremetense ao redor de Gap, que fora destruída pelos sarracenos de Fraxineto.
Por outro lado, os dois condes abriram mão de grande parte do território real, que estivera sob o controle dos condes da Provença desde a época de seu avô, Guilherme, o Libertador. Ele foi majoritariamente dividido em alódios para vassalos, e o enfraquecimento do condado da Provença pode ser datado de seu governo.
Apesar da generosidade dos condes para Fulco, visconde de Marselha, Fulco Beltrão entrou em combate com ele, em 1031, devastando Toulon.
Descendência
Fulco e sua esposa Ermengarda tiveram três filhos:
Guilherme V (c. 1020 - 28 de julho de 1094), conde da Provença;
Godofredo II (? - 13 de fevereiro de 1065), conde da Provença;
Gerberga, esposa de Beltrão de Orange.
Condes da Provença
Mortos em 1051 |
4518701 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Sapouy | Sapouy | Sapouy é uma cidade burquinense, capital da província de Ziro. Em 2012, sua população era estimada em habitantes.
S |
2817438 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Representa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Heisenberg | Representação de Heisenberg | Na física a Representação de Heisenberg, desenvolvida pelo físico Werner Heisenberg, é a formulação da mecânica quântica onde os operadores (observáveis) são dependentes do tempo e o estado quântico são independentes do tempo. Isto demonstra o contraste com a Representação de Schrödinger na qual os operadores são constantes e o estado quântico se desenvolve no tempo. Estas duas representações apenas se diferem pela mudança na dependência do tempo. Formalmente falando a Representação de Heisenberg é a formulação da mecânica matricial numa base arbitrária, onde o Hamiltoniano não é necessariamente diagonal.
Detalhes matemáticos
Na Representação de Heisenberg da mecânica quântica o estado quântico, , não se modifica com o tempo, e um observador A satisfaz a equação
onde H é o hamiltoniano e [·,·] é o comutador de A e H. Em certo sentido, a Representação de Heisenberg é mais natural e fundamental que a Representação de Schrödinger, especialmente para a teoria da relatividade geral e restrita.
A similaridade da Representação de Heisenberg com a física clássica é facilmente identificada ao trocar o comutador da equação acima pelos Parênteses de Poisson, então a equação de Heisenberg se tornará uma equação da mecânica hamiltoniana.
Derivando a equação de Heisenberg
Suponha que nós tenhamos um observador A (que é um operador autoadjunto). O valor esperado de A para um dado estado é dado por:
ou se nós escrevermos a seguinte Equação de Schrödinger
(onde H é o hamiltoniano independente do tempo e ħ é a Constante de Planck dividida por 2·π) nós teremos
e então nós definiremos
Agora obteremos
(diferenciando de acordo com a regra do produto)
(a última passagem é válida já que comuta com H.) Nós agora estamos à esquerda da Equação de Heisenberg do movimento
(onde [X, Y] é o comutador dos dois operadores e definidos como [X, Y] := XY − YX).
Agora, se nós fizermos uso do operador de igualdade
Nós veremos que para um observador independente do tempo A, nós obteremos:
Devido ao relacionamento entre os Parênteses de Poisson e os comutadores, esta relação também obedece à mecânica clássica.
Relacionamento do comutador
O relacionamento do comutador é bastante diferente à Representação de Schrödinger por causa da dependência do tempo dos operadores. Por exemplo, considere os operadores e . A evolução no tempo destes operadores depende do hamiltoniano deste sistema. Para um oscilador harmônico de uma dimensão
A evolução da posição e do operador do momento é dada por:
Pela diferenciação de ambas equações e solucionando com as devidas condições iniciais
nos leva a:
Agora nós estamos prontos para diretamente comutar a relação do comutador:
Perceba que para , simplesmente obteremos a já conhecida relação de comutação canônica.
Ver também
Teorema de Ehrenfest
Covariância de Lorentz
Representação de Schrödinger
Representação de Dirac
Equação de Schrödinger
Notação Bra-ket
Ligações externas
Mecânica quântica |
1485726 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Lerum%20%28comuna%29 | Lerum (comuna) | Lerum () é uma comuna da Suécia localizada no condado da Gotalândia Ocidental. Sua capital é a cidade de Lerum. Possui 259 quilômetros quadrados e segundo censo de 2018, havia .
Bibliografia
Comunas da Gotalândia Ocidental (condado) |
149554 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Condado%20de%20Archer | Condado de Archer | O Condado de Archer é um dos 254 condados do estado norte-americano do Texas. A sede do condado é Archer City, e sua maior cidade é Archer City.
O condado possui uma área de 2 398 km² (dos quais 42 km² estão cobertos por água), uma população de 8 854 habitantes, e uma densidade populacional de 4 hab/km² (segundo o censo nacional de 2000).
O condado foi criado em 1858.
Archer |
2799126 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Inibidor%20da%20CETP | Inibidor da CETP | Os inibidores da CETP são uma classe de fármacos que inibem a proteína de transferência de colesterol esterificado.
Fármacos que atuam no aparelho digestivo e metabolismo |
5356854 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato%20Mundial%20J%C3%BAnior%20de%20Atletismo%20de%202010%20-%20400%20m%20feminino | Campeonato Mundial Júnior de Atletismo de 2010 - 400 m feminino | A prova dos 400 metros rasos feminino do Campeonato Mundial Júnior de Atletismo de 2010 ocorreu entre os dias 20 e 22 de julho em Moncton, no Canadá.
Recordes
Antes desta competição, os recordes mundiais e do campeonato nesta prova eram os seguintes:
Medalhistas
Cronograma
Todos os horários são locais (UTC-4).
Resultados
Eliminatórias
As eliminatórias se iniciaram no dia 20 de julho ás 11:35.
Bateria 1
Bateria 2
Bateria 3
Bateria 4
Bateria 5
Semifinal
As semifinais se iniciaram no dia 21 de julho ás 11:00.
Semifinal 1
Semifinal 2
Semifinal 3
Final
A prova final foi realizada no dia 22 de julho ás 20:50.
Ligações externas
Site da Associação Internacional de Federações de Atletismo
Campeonato Mundial Júnior de Atletismo de 2010 |
1812422 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Mauriac%20%28Gironda%29 | Mauriac (Gironda) | Mauriac é uma comuna francesa na região administrativa da Nova Aquitânia, no departamento de Gironda. Estende-se por uma área de 10,02 km².
Comunas da Gironda |
1537752 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Adenomiose | Adenomiose | Adenomiose é uma patologia uterina caracterizada pela presença de glândulas e estroma endometrial (o revestimento interno do útero) dentro do miométrio (a camada muscular grossa do útero), podendo levar ou não à hipertrofia das fibras musculares uterinas, com aumento do volume do órgão, nunca, porém, tão acentuado como nos casos dos miomas. Entretanto, pacientes com adenomiose freqüentemente também têm leiomioma ou endometriose.
A adenomiose pode ser focal, envolvendo apenas o útero, ou difusa. Neste último caso, o útero torna-se mais pesado e volumoso.
Clinicamente a presença de adenomiose uterina leva a um aumento do fluxo menstrual (menorragia) e das cólicas uterinas (dismenorréia), diminuindo assim a qualidade de vida das pacientes. O diagnóstico pré-operatório da adenomiose pode ser suspeitado pela ultra-sonografia vaginal e pela ressonância magnética.
A adenomiose ocorre tipicamente em mulheres entre 35 e 50 anos, possivelmente porque nesta faixa etária as mulheres têm excesso de estrógeno. Após os 50 anos, devido à menopausa, as mulheres não produzem tanto estrógeno.
Causas
A causa da adenomiose é desconhecida, embora possa estar associada a algum trauma uterino que possa ter rompido a barreira entre o endométrio e o miométrio, o que pode ocorrer, por exemplo, em razão de gravidez, operação cesariana ou ligadura de trompas.
Tratamento
As opções de tratamento incluem o uso de antiinflamatórios não-esteróides e a supressão hormonal (com agonistas da GnRH), para alívio dos sintomas. A ablação endometrial apenas afeta a superfície do tecido endometrial e não o tecido que cresceu por dentro do músculo. Este tecido remanescente ainda continuaria a causar dor. A histerectomia é a única opção de cura permanente.
Aqueles que acreditam que o excesso de estrógeno seja a causa da adenomiose ou que possa agravar seus sintomas, recomendam evitar produtos com xenoestrógenos - substâncias que apresentam uma estrutura molecular semelhante aos estrógenos e são, portanto, aceitos pelos receptores das células como se fossem hormônios naturais, tendo a sua origem nos produtos petroquímicos.
Prognóstico
Não há aumento de risco de desenvolvimento de câncer. Como a adenomiose é estrógeno-dependente, a menopausa representa a cura natural.
Ligações externas
MAIA Fº, Hugo - "Ablação endometrial com o versapoint em casos de adenomiose"
Referências
[[Categoria:Ginecologia |
1316641 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Arisco | Arisco | Arisco é uma marca brasileira de produtos alimentícios, pertencente à multinacional anglo-neerlandesa Unilever.
Entre os anos de 1969 e 2000, a Arisco foi uma grande empresa brasileira atuante no setor de gêneros alimentícios, produtos de higiene pessoal e limpeza.
História
Foi fundada em 1969, com uma produção de tempero em pasta (sal temperado). Desde então, no início da década de 1970, além da pasta, a Arisco entrou em franca expansão, comprando outras empresas da área de alimentos.
Nas décadas de 1980 e 1990, a marca já em visão nacional, passou a fabricar atomatados, caldos e sopas, amido de milho, pó para refresco, achocolatado, maionese, mostarda, catchup e macarrão instantâneo. Nesta época, a linha Arisco começou a ser exportada para vários países.
Neste período, a Arisco Industrial, seu nome empresarial na época, realizou as seguintes aquisições:
• 1992 - Colombo (indústria e marca de geleias de mocotó).
• 1993 - Rabechi & Cia (produtos de limpeza Biju).
• 1993 - Beira Alta (marca de molhos e conservas).
• 1994 - Kinoko (marca de conservas finas).
• 1995 - Inbasa (marca de geleias de mocotó).
• 1996 - Pardelli & Cia (fabricante e então detentora das marcas Assolan e Pertuto).
• 1997 - Copisi (Argentina, possuía três fábricas de alimentos no seu país).
No ano de 1995, o Goldman Sachs, um dos maiores bancos de negócios dos Estados Unidos, vira sócia da Arisco ao adquirir 20% da empresa por 70 milhões de dólares.
Em 1998, a Arisco inaugura sua quarta fábrica de alimentos na Argentina, visando a produção de azeites de oliva e conservas.
Em fevereiro de 2000, foi vendida por João Alves de Queiroz Filho para o grupo estadunidense Bestfoods, por meio da Refinações de Milho Brasil (RMB) por 490 milhões de dólares, que por sua vez foi adquirida no mesmo ano pela Unilever.
Antigos bens vendidos
A Arisco, enquanto empresa (1969 - 2000), foi dona de várias marcas de bens de consumo, como Mágico (achocolatado), Frisco (refrescos em pó), Assolan (esponjas de aço e de limpeza) e Biju (Lava roupas e produtos de limpeza). Devido ao desinteresse de sua nova controladora, Unilever, pelos tais mercados, a primeira foi revendida para a PepsiCo, fabricante de Toddy. A segunda, foi vendida em 2009 ao grupo potiguar Santa Clara, fabricante dos cafés Santa Clara e Três Corações. Já a terceira foi revendida para João Alves de Queiroz Filho, antigo controlador da Arisco, no ano de 2002, no príncipio da atual Hypermarcas. A quarta marca foi extinta.
Arisco atualmente
A Arisco ainda existe, porém apenas como uma marca da Unilever. Atualmente, a marca oferece produtos como temperos, caldos, sopas, maioneses, geleias entre outros.
Ligações externas
Site oficial da Arisco
Site oficial da Unilever
Empresas de alimentação extintas do Brasil
Marcas da Unilever
Empresas fundadas em 1969
Empresas extintas em 2000
Empresas extintas de Goiânia |
4439928 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Edif%C3%ADcio%20na%20Rua%20da%20Senhora%20do%20Monte%2C%20n%C2%BA46 | Edifício na Rua da Senhora do Monte, nº46 | O Edifício na Rua da Senhora do Monte, nº46 é um edifício classificado como Imóvel de Interesse Municipal, localizado em Lisboa, Portugal.
Localização
Foi edificado na freguesia de São Vicente (Graça), junto ao término da Rua da Senhora do Monte, a poucos metros do Miradouro da Senhora do Monte, confinando os seus jardins com as traseiras da Capela de Nossa Senhora do Monte e com a Travessa das Terras do Monte.
Descrição
Este imóvel é constituído por dois edifícios e um jardim, tendo um sido construído em 1904 e o outro em 1908.
Edifício de 1904
Apresenta uma Planta em forma de "L" com quatro pisos.
As janelas têm lintel recto, com moldura simples. A fachada a Nordeste, apresenta um corpo avançado de dois andares (tipo Bay window).
Edifício de 1908
De dois pisos, foi construído encostado ao flanco Sudoeste do primeiro e tem uma planta rectangular com um telhado de quatro águas e sótão com duas trapeiras.
As janelas apresentam lintel de "arco abatido" e com moldura em cantaria, ornada com elementos florais.
Cada mansarda dá para um varandim com guarda em ferro forjado. Na parte inferior da que se encontra virada para a Rua da Senhora do Monte, a cantaria apresenta as letras "B DE M", enquanto que na outra, a cantaria apresenta a data de "1909".
História
O terreno onde foi construído teve diversos proprietários ao longo da história podendo dentre eles destacar-se: Ordem de Santo Agostinho (extinta em 1834), Clemente José Monteiro ( - 1848), a Irmandade dos Escravos de São Gens e de Nossa Senhora do Monte, Barbosa de Magalhães e Herdeiros de Barbosa de Magalhães.
O edifício aí construído em 1904, foi adquirido por José Maria Vilhena Barbosa de Magalhães que mandou edificar em 1908 um novo edifício encostado ao anterior, aumentando assim substancialmente a área edificada. É também da época da construção do segundo imóvel o jardim existente ainda hoje.
No ano de 1947, foi acrescentada no lado Nordeste, uma garagem.
Os Herdeiros de Barbosa de Magalhães, no ano de 1979 mandaram fazer diversas alterações no conjunto habitacional, que foi alvo de obras de reestruturação, ampliação e divisão. A divisão consistiu na formação de quatro fracções autónomas. O Projecto dessas obras foi da autoria dos arquitectos Manuel Graça Dias, António Marques Miguel e António de Campos Barbosa Magalhães.
Prémios
Menção Honrosa do Prémio Valmor e Municipal de Arquitectura (1983) — Pela remodelação feita em 1979 pelos arquitectos Manuel Graça Dias, António Marques Miguel e António de Campos Barbosa Magalhães.
Ligações externas
Bibliografia
Convento de Nossa Senhora da Graça de Lisboa (In Arquivo Nacional Torre do Tombo)
Capela de Nossa Senhora do Monte / Igreja de Nossa Senhora do Monte (In Sistema de Informação para o Património Arquitectónico (SIPA)
Património edificado em Lisboa
São Vicente (Lisboa)
Imóveis de interesse municipal no distrito de Lisboa |
1046330 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil%20nos%20Jogos%20Ol%C3%ADmpicos%20de%20Inverno%20de%201994 | Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994 | O Brasil participou dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994 em Lillehammer, na Noruega. Esta foi a segunda vez que o Brasil competiu numa Olimpíada de Inverno, após a estreia, dois anos antes nos Jogos de Albertville, na França. Lothar Christian Munder, que havia feito parte da delegação daquelas Olimpíadas, foi o único atleta enviado pelo Brasil a Lillehammer. Em sua única prova, a descida livre (ou downhill) do esqui alpino, ele ficou em 50º lugar, o último dentre os que concluíram a prova.
Antecedentes
O Comitê Olímpico Brasileiro foi reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1º de janeiro de 1935, 21 anos após sua criação. O Brasil participou pela primeira vez nas competições olímpicas nos Jogos de Verão de 1900 e fez sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos de Inverno na edição de 1992. Portanto, os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994 foram sua segunda aparição nos Jogos de Inverno. Os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994 foram realizados de 12 a 27 de fevereiro de 1994; um total de atletas representando 67 Comitês Olímpicos Nacionais participaram. Esses Jogos de 1994 foram os únicos Jogos Olímpicos de Inverno a serem realizados dois anos após os Jogos Olímpicos anteriores, pois o COI desejava uma programação em que os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno não mais fossem realizados no mesmo ano. Lothar Christian Munder foi o único atleta enviado pelo Brasil para Lillehammer. Ele também foi escolhido como o porta-bandeira do país para a cerimônia de abertura.
Desempenho
Lothar Christian Munder tinha 31 anos na época das Olimpíadas de Lillehammer e fazia sua segunda aparição olímpica, após as Olimpíadas de Inverno de 1992. Em 13 de fevereiro, ele participou da prova de descida livre (ou downhill) masculina. Concluiu a corrida no tempo de 1 minuto e 56,48 segundos, o que o colocou em 50º e último lugar entre os classificados. A medalha de ouro foi conquistada por Tommy Moe, dos Estados Unidos, com o tempo de 1 minuto e 45,75 segundos, a prata ficou com o norueguês Kjetil André Aamodt que fez um tempo apenas quatro centésimos de segundo maior que o de Moe; e o bronze foi conquistado pelo canadense Ed Podivinsky.
Notas
Países nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994
1994
1994 no Brasil |
6306347 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Eletrobras%20Amazonas%20GT | Eletrobras Amazonas GT | Eletrobras Amazonas Geração e Transmissão, conhecida como Amazonas GT, foi uma empresa do grupo Eletrobras resultante da desverticalização da Eletrobras Distribuição Amazonas. Com sede em Manaus, a empresa atua na geração e transmissão de energia elétrica.
Em 2020 a Amazonas GT passou a ter a Eletrobras Eletronorte como sua controladora, em 1º de julho de 2021 foi incorporada pela Eletrobras Eletronorte.
Usinas
Usina Hidrelétrica de Balbina
Usina Termelétrica Mauá 3
Usina Termelétrica Aparecida
Ligações externas
Página oficial
Empresas Eletrobras
Empresas estatais da União
Empresas de geração e transmissão de energia do Brasil
Empresas extintas do Amazonas
Empresas fundadas em 2015
Empresas extintas em 2021 |
6651766 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa%20Oscar%20Niemeyer | Casa Oscar Niemeyer | A Casa Oscar Niemeyer (das Oscar-Niemeyer-Haus) é um prédio de apartamentos, com oito andares e 78 apartamentos, em Berlim. Foi projetado por Oscar Niemeyer por ocasião da primeira Exposição Internacional de Construção (IBA 1957).
Referência
Construções de Berlim
Projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer |
2877771 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Diego%20Florent%C3%ADn | Diego Florentín | Diego Florentín (datas de nascimento e morte desconhecidas) foi um futebolista paraguaio. Ele competiu na Copa do Mundo FIFA de 1930, sediada no Uruguai, na qual a seleção de seu país terminou na nona colocação dentre os treze participantes.
Futebolistas do Paraguai
Futebolistas do Club Atlético River Plate (Asunción)
Jogadores da Copa do Mundo FIFA de 1930 |
2756065 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Cyphomyrmex%20lectus | Cyphomyrmex lectus | Cyphomyrmex lectus é uma espécie de inseto do gênero Cyphomyrmex, pertencente à família Formicidae.
Formicidae
Himenópteros descritos em 1911 |
5065983 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Bir%20el-Ater%20%28distrito%29 | Bir el-Ater (distrito) | Bir el-Ater é um distrito localizado na província de Tébessa, Argélia. Sua capital é a cidade de mesmo nome. A população total do distrito era de habitantes, em 2008.
Comunas
O distrito está dividido em duas comunas:
Ogla Melha
Bir el-Ater
Distritos da Argélia |
1334067 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Oralismo | Oralismo | Oralismo é um método de ensino para surdos, defendido principalmente por Alexander Graham Bell (1874-1922).
Este método considera que a maneira mais eficaz de ensinar o surdo é através da língua oral ou falada, utilizando treino da fala, da leitura labial (oralização) e treino auditivo. Ele acredita que o surdo só pode aprender e se desenvolver tanto intelectualmente quanto linguisticamente através da língua oral. Para o Oralismo, a surdez é uma deficiência que necessita ser minimizada, com a intenção de que o surdo seja igual ao ouvinte e viva sua vida da mesma forma.
Surdos que foram educados através deste método de ensino são considerados surdos oralizados.
História
O fundador do oralismo foi Samuel Heinicke, que criou a metodologia que ficou conhecida como o "método alemão". Para ele, o pensamento só era possível através da língua oral. O ensino pela língua de sinais significava ir contra o avanço dos alunos.
Este método ganhou força no Congresso Internacional de Educadores de Surdos, realizado em Milão nos dias de 9 a 12 de setembro de 1880 (conhecido como Congresso de Milão), que trouxe uma importante mudança nos rumos da educação de surdos e, por isso, é considerado um marco histórico. Ele foi preparado por uma maioria oralista, com o propósito de dar força de lei às suas proposições no que dizia respeito à surdez e à educação de surdos. Seu objetivo era desenvolver a fala (oral) dos surdos, pois para os defensores deste método, a língua falada era essencial para a comunicação e desenvolvimento do ser humano. Houve uma votação para proibição da língua de sinais como método de educação de surdos. A única oposição feita ao oralismo foi apresentada pelo americano Thomas Hopkins Gallaudet, que discordou dos argumentos apresentados, reportando-se aos sucessos obtidos por seus alunos. Portanto, com exceção do americano, todos os participantes, em sua maioria europeus e ouvintes, votaram por aclamação a aprovação do uso exclusivo e absoluto da metodologia oralista e o banimento da língua de sinais. Acreditava-se que o uso de gestos e sinais fosse impedir o surdo na aprendizagem da língua oral, que era a mais importante do ponto de vista social.
A partir do Congresso de Milão, o oralismo foi o referencial assumido no mundo todo e não foi questionada por quase um século. No entanto, o trabalho nessa abordagem não mostrou grandes resultados. A maior parte dos surdos profundos não desenvolveu uma fala socialmente satisfatória e, geralmente, esse desenvolvimento era parcial e tardio em relação à aquisição de fala apresentada pelos ouvintes, implicando um atraso de desenvolvimento global significativo.
Por consequência, no início do século XX, começou-se a observar que os surdos não conseguiam se oralizar plenamente, e passaram a serem considerados deficientes. O descontentamento com os resultados do oralismo levou a pesquisas sobre línguas de sinais, que deram origem a novas propostas em relação à educação da pessoa surda. Assim, nos anos 70, ocorreu a chamada "Comunicação Total"., que fez com que alguns aspectos do trabalho educativo foram melhorados e que os surdos, no final do processo escolar, conseguissem compreender e se comunicar um pouco melhor. Por outro lado, eles apresentam ainda sérias dificuldades em expressar sentimentos e em se comunicar em contextos extraescolares, visto que, a grande maioria não consegue atingir níveis acadêmicos satisfatórios para sua faixa etária. Em relação aos sinais, estes ocupam um lugar acessório de auxiliar da fala, não havendo um espaço para seu desenvolvimento. Assim, muitas vezes, os surdos atendidos segundo essa orientação comunicam-se precariamente apesar do acesso aos sinais.
A "Comunicação Total" favoreceu o contato com os sinais, que era proibido pelo oralismo, e esse contato propiciou que os surdos se dispusessem à aprendizagem das línguas de sinais.
No decorrer do século XX, o oralismo foi reafirmado a partir do aperfeiçoamento progressivo das tecnologias auditivas corretivas. Passou-se a julgar que a estimulação auditiva possibilitaria ao surdo/deficiente auditivo se comunicar por meio da terapia da fala. Vários artefatos auditivos vêm sendo desenvolvidos, como o implante coclear, que tem sido considerado pela comunidade técnico-profissional como terapia curativa da surdez.
Oralismo e Bilinguismo
Paralelamente ao desenvolvimento das propostas de comunicação total, estudos sobre línguas de sinais foram se tornando cada vez mais estruturados, e, assim, foram surgindo alternativas educacionais voltadas para uma educação bilíngue. De acordo com Bouvet, 1990, línguas de sinais são adquiridas pelos surdos com naturalidade e rapidez, visto que é a sua língua natural, possibilitando o acesso a uma linguagem que permite uma comunicação eficiente e completa como a desenvolvida por sujeitos ouvintes, assim como um desenvolvimento cognitivo e social muito adequado e compatível com sua faixa etária.
No modelo bilinguista, o que se propõe é que sejam ensinadas duas línguas: a língua de sinais e, secundariamente, a língua oral. A língua de sinais é considerada a mais adaptada à pessoa surda, por contar com a integridade do canal viso gestual. Esse modelo se contrapõe ao modelo oralista e à comunicação total porque considera o canal viso gestual de importância fundamental para a aquisição de linguagem da pessoa surda e defende um espaço efetivo para a língua de sinais no trabalho educacional.
O objetivo da educação bilíngue é que o indivíduo surdo possa ter um desenvolvimento cognitivo-linguístico equivalente ao de ouvintes, e que possa desenvolver uma relação com ouvintes, assim como com outras pessoas surdas tendo acesso às duas línguas: a língua de sinais e a língua oral.
Esse modelo de bilinguismo não é como ao de quem fala duas línguas orais diferentes, porque nesse caso é aprendido as duas línguas usando o canal auditivo-vocal, enquanto no caso das crianças surdas, trata-se da aprendizagem de duas línguas que envolvem canais de comunicação diversos.
Políticas Públicas Inclusivas na educação dos surdos
As considerações legislativas que permearam a trajetória da Educação Inclusiva no Brasil até atingir a Lei de Libras - Decreto nº 5.626/05, que regulamenta a Lei nº 10.436/2002, são:
Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948);
Declaração Mundial sobre Educação para Todos – Declaração de Jomtien (1990);
Declaração de Salamanca (1994);
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996);
Plano Nacional de Educação (2001);
Lei de Libras (2002);
Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006);
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).
Foi elaborada a Declaração Universal dos Direitos humanos (1948) para validar os direitos à liberdade, igualdade, saúde e educação como bens humanitários atribuídos a todo e qualquer sujeito. O documento defende que discriminação de qualquer natureza é considerado crime, que qualquer ser humano tem direito à vida, liberdade e segurança, direito à educação gratuita de qualidade e à liberdade de expressão.
Em 1990 foi elaborado um documento intitulado “Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem”, que defende a universalização do acesso à educação e promoção de equidade.
Artefatos auditivos
A política pública para os surdos no Brasil, intitulada "Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva", se baseia na perspectiva biomédica de inclusão do surdo na sociedade ouvinte, através da disponibilização de aparelhos auditivos, dentre outras práticas de oralização.
Usuários de implante coclear ou de aparelhos auditivos fazem a opção pela filosofia oralista em sua educação; portanto, são deficientes auditivos oralizados e não usam a língua de sinais como meio de comunicação. Os deficientes auditivos oralizados tendem a ter uma vida social mais restrita que a das pessoas surdas, pois não participam da cultura surda ou usam a língua de sinais, e também são rejeitados pelas pessoas ouvintes por causa da sua deficiência.
Referências
4. KRONBAUER, Elis Matte. Um passado (não tão) distante?: considerações sobre oralismo na educação de surdos. 2018. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, 2018. Consultado em 22 de maio de 2023
5. LACERDA, Cristina B.F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cadernos Cedes, [S.L.], v. 19, n. 46, p. 68-80, set. 1998. FapUNIFESP (SciELO).http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32621998000300007. Consultado em 23 de maio de 2023
6. MOUTEIRA, Nathália Quintella Suarez. A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: O USO DA LIBRAS X A ORALIZAÇÃO DOS SURDOS. Teresópolis: Unifeso, 2018. Consultado em 24 de maio de 2023
Comunicação dos surdos
Audiologia |
3733449 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Higashi-Yodogawa | Higashi-Yodogawa | é uma estação de trem localizada em Osaka, Japão. Foi aberta em 1 de abril de 1940.
Estações ferroviárias do Japão |
5048563 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Constantino%20%28c%C3%B4nsul%20em%20457%29 | Constantino (cônsul em 457) | Flávio Constantino (; 447-464), erroneamente chamado Constâncio por Prisco de Pânio, foi um oficial bizantino do , ativo durante o reinado dos imperadores , Marciano e . Ficou famoso por seus mandatos como prefeito pretoriano do Oriente, sobretudo o primeiro no qual reconstruiu as Muralhas de Constantinopla, e por ter realizado uma embaixada para a corte sassânida do xá .
Vida
Constantino nasceu em algum momento desconhecido durante o em Laodiceia na Frígia, onde seria erguida uma estátua em sua homenagem. Seu parentesco é desconhecido, embora possivelmente possa ser pai de João. Aparece pela primeira vez cerca de 447, quando, como prefeito pretoriano do Oriente, reconstruiu as Muralhas de Constantinopla, que haviam sido danificadas por um terremoto em janeiro daquele ano. Temeroso pela aproximação à capital dos hunos de Átila, mobilizou as facções do Hipódromo, assim reunindo trabalhadores.
Com a utilização destes trabalhadores, Constantino relatadamente conseguiu realizar as obras de reparação e limpar os fossos em apenas seis dias do mês de março: os Azuis trabalharam no trecho das muralhas do Portão de Blaquerna ao Portão de Miriândrio, enquanto os Verdes trabalham desse ponto ao mar de Mármara. Uma inscrição bilíngue foi erigida para celebrar estas obras. Enquanto esteve em ofício, recebeu uma carta do bispo Teodoreto na qual o último solicitou a redução dos impostos de Cirro, na Síria.
Após deixar seu ofício, talvez ainda em 447, recebeu outra carta de Teodoreto. Em 451, frequentou várias seções do Concílio da Calcedônia (8, 10, 17 e 25 de outubro) conveniado pelo imperador Marciano e em 456, foi novamente nomeado como prefeito pretoriano do Oriente como mostram algumas leis preservadas no Código de Justiniano. Em 457, serviu como cônsul anterior ao lado de Rufo, e em 459, foi nomeado pela terceira vez como prefeito pretoriano. Em 464/465, foi enviado por como emissário para o xá sassânida .
Segundo os fragmentos da obra de Prisco de Pânio, teria esperado por algum tempo em Edessa, próximo a fronteira entre o Império Bizantino e o Império Sassânida, até Perozes estar pronto para recebê-lo. A embaixada teria se encontrado com o xá em Gorgas para deliberar sobre as várias queixas e exigências feitas por Perozes, inclusive a solicitação de auxílio financeiro dos bizantinos para a defesa das Portas Cáspias. Os bizantinos recusaram-se a atender o pedido, e Constantino foi enviado de volta sem conseguir nada. Considerando a nomeação de Constantino à posição de patrício em algum momento após 457, os autores da Prosopografia do Império Romano Tardio sugeriram que tal nomeação teria ocorrida em ocasião da embaixada para elevar seu estatuto.
Ver também
Bibliografia
Prefeitos pretorianos do Oriente
Oficiais de Teodósio II
Oficiais de Marciano
Oficiais de Leão I, o Trácio
Bizantinos do século V
Diplomatas do Império Bizantino
Cônsules do Império Bizantino
Patrícios do Império Bizantino
Correspondentes de Teodoreto
Edessa (Mesopotâmia) |
85743 | https://pt.wikipedia.org/wiki/San%20Sebastiano%20da%20Po | San Sebastiano da Po | San Sebastiano da Po é uma comuna italiana da região do Piemonte, província de Turim, com cerca de 1.791 habitantes. Estende-se por uma área de 16 km², tendo uma densidade populacional de 112 hab/km². Faz fronteira com Chivasso, Verolengo, Lauriano, Castagneto Po, Casalborgone.
Demografia
Comunas de Turim (província) |
2815311 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Fareed%20Majeed | Fareed Majeed | Fareed Majeed Ghadban (; nascido em 17 de agosto de 1986) é um futebolista profissional iraquiano que atua como zagueiro. Atualmente, compete para a equipe Al Shorta.
Ligações externas
Perfil em Ogol
Futebolistas do Iraque
Jogadores da Seleção Iraquiana de Futebol
Futebolistas da Copa das Confederações FIFA de 2009 |
3696382 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Cirrus%20vertebratus | Cirrus vertebratus | Cirrus vertebratus é um tipo de Cirrus. O nome vertebratus é derivado do Latim, e cujo significado é Vertebrado. Como nas nuvens Cirrus intortus, as do tipo vertebratus é exclusivo para os do gênero cirrus. As nuvens Cirrus vertebratus dá a impressão de vértebras da coluna, costelas ou esqueleto de um Peixe.
Este tipo de cirrus é uma forma incomum, e ela é formada pela corrente de ar que se move paralelamente á nuvem principal. As lacunas nas nuvens se formam devido a uma corrente de ar descendente, enquanto que as costelas ou vértebras se formam devido a correntes de ar ascendentes. Suas formações geralmente ocorrem nos rastros deixados pela passagem de um avião a jato.
Ver também
Cirrus castellanus
Cirrus uncinus
Cirrus fibratus
Cirrus spissatus
Cirrus intortus
Cirrus floccus
Cirrus duplicatus
Cirrus radiatus
Cirrus mammatus
Cirrus kelvin-helmholtz
Ligações externas
Atlas Internacional Sobre Nuvens (em inglês)
Nuvens |
5757401 | https://pt.wikipedia.org/wiki/VisualFEA | VisualFEA | VisualFEA é um programa de análise pelo Método dos Elementos Finitos executado nas plataformas MS Windows e Mac OS X. O programa é desenvolvido e distribuído pela Intuition Software, Inc. na Coreia do Sul, sendo usado principalmente para análise estrutural e geotécnica. A característica mais marcante do programa é sua interface amigável baseada sobre pré e pós-processamento gráfico. O VisualFEA tem funções educacionais para ensino e aprendizagem de mecânica estrutural e análise por elementos finitos mediante simulação gráfica.
Visão geral
O VisualFEA é um programa completo de análise de elementos finitos com muitos elaborados recursos fáceis de usar, que podem ser classificados em grande parte em quatro partes: processamento de elementos finitos, pré-processamento, pós-processamento e simulação educacional. Todas as funções são integradas em um único módulo executável, que é uma característica do programa distinta de outros programas de análise de elementos finitos, geralmente compostos de múltiplos módulos. Todo o procedimento, do pré-processamento à análise e ao pós-processamento, pode ser concluído sem o lançamento de um programa após o outro, ou sem conexão de dados de um programa para outro.
Processamento
O VisualFEA pode resolver os seguintes tipos de problemas:
Análise mecânica
Treliça, pórtico, estado plano de tensões, estado plano de deformações, problemas axissimétricos, flexão de placas, casca e sólido 3D
Análise linear, análise não-linear (material ou geométrica)
Análise estática e dinâmica
Análise geotécnica (consolidação, análise de estabilidade de taludes)
Análise de condução de calor
Volume plano, axissimétrico e 3D
Análise estável ou transiente
Modelo material linear ou não-linear
Análise de dano de fogo
Análise de infiltração
Volume plano, axissimétrico e 3D
Análise estável ou transiente
Condição de contorno confinada ou não confinada
Análise acoplada
Análise mecânica acoplada à condução de calor
Análise mecânica acoplada de escoamento
Pré-processamento
Um modelo de elemento finito no VisualFEA consiste em vários objetos: curva, superfície primitiva, nó, elemento e malha. O VisualFEA tem seus próprios recursos semelhantes a CAD para criar objetos gráficos sem a ajuda de programas externos. O VisualFEA pode criar malhas estruturadas ou não estruturadas em espaço bidimensional ou tridimensional usando os seguintes esquemas de geração de malha:
Esquema de mapeamento (lofting, mapeamento triplo, mapeamento transfinito, mapeamento isoparamétrico)
Esquema de varrerdura (extrusão, translação, rotação, torção)
Esquema de malha automática (triangulação, tetraedronização)
Tratamento de malha (escultura de malha, operação de malha, interseção, distorção)
O programa tem a função de salvar os dados da malha gerados em formato de texto para uso por outros programas aplicativos. Outros recursos de pré-processamento incluem os seguintes ítens:
Definição e atribuição de condições de contorno, propriedades de materiais e juntas de elementos, etc.
Otimização de numeração do número dos nós ou dos elementos
Manipulação da orientação do elemento, eixos de coordenadas locais
Pós-processamento
O VisualFEA tem várias funções de visualização dos dados numéricos gerados na solução dos modelos de análise. A representação gráfica mais utilizada dos dados são as imagens de contorno e vetoriais. Existem muitas outras formas de representação gráfica disponíveis no VisualFEA:
Superfície iso
Plano fatiado, plano paralelo, plano cruzado
Gráfico (gráfico de momento fletor, gráfico de força cortante, etc.)
Plotagem de curvas
Pesquisa de dados
Animação
Simulação educacional
O VisualFEA pode ser usado como uma ferramenta para a educação assistida por computador de mecânica estrutural e método dos elementos finitos. As ferramentas são operadas com os dados de modelagem criados pelo usuário e os resultados de análises resultantes com base na tecnologia de elementos finitos. As ferramentas são planejados para promover o entendimento e estimular o interesse pelos assuntos, fundamentando os princípios conceituais e exibindo visualmente os complexos processos computacionais com o auxílio de computação gráfica interativa. Os tópicos cobertos pelas funções educacionais incluem:
Relações matemáticas de forças internas em pórticos rígidos.
Propriedades geométricas de uma seção de membro arbitrariamente definida
Tensões nas seções transversais
Carga móvel
Círculo de Mohr e sua aplicação no escoamento elasto-plástico.
Trajetória de tensão e superfície de escoamento
Flambagem
Processo de montagem e solução na análise de elementos finitos.
Função de forma e interpolação
Análise de autovalores.
Conceito de análise adaptativa
VisualFEA/CBT
VisualFEA/CBT (Computer Based Technology) é uma versão educativa do programa publicada pela John Wiley and Son's Inc. como um programa de acompanhamento para o livro-texto sobre o método dos elementos finitos. O programa tem a limitação de 3 mil nós que podem ser manipulados.
Ligações externas
Intuition Software, Inc.
Screen Demos, Internet-First University Press, Cornell University
Método dos elementos finitos
Engenharia estrutural |
5352290 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Jes%C3%BAs%20Collado%20Alarc%C3%B3n | Jesús Collado Alarcón | Jesús Collado Alarcón (nascido em 13 de setembro de 1979) é um nadador paralímpico espanhol. Representou a Espanha nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2012 em Londres.
Nadadores paralímpicos da Espanha
Naturais de Barcelona |
3047527 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Koczurki | Koczurki | Koczurki é uma aldeia no distrito administrativo de Gmina Trzebnica, no condado de Trzebnica, Baixa Silésia, no sudoeste da Polónia.
Localiza-se a aproximadamente 10 km a norte de Trzebnica e 30 km a norte de Wrocław.
Aldeias da Polônia |
4561728 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Mr%C4%8Dajevci | Mrčajevci | Mrčajevci (em cirílico: ) é uma vila da Sérvia localizada na cidade de Čačak, pertencente ao distrito de Moravica, na região de Pomoravlje. A sua população era de 2761 habitantes segundo o censo de 2011.
Demografia
Ligações externas
Vilas de Moravica |
6269398 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Scheffau%20am%20Wilden%20Kaiser | Scheffau am Wilden Kaiser | Scheffau am Wilden Kaiser é um município da Áustria, situado no distrito de Kufstein, no estado do Tirol. Tem de área e sua população em 2019 foi estimada em 1.463 habitantes.
Municípios do Tirol (Áustria) |
1395196 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Loriculus%20tener | Loriculus tener | Loriculus tener é uma espécie de ave da família Psittacidae.
É endémica da Papua-Nova Guiné.
Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude.
Está ameaçada por perda de habitat.
Loriculus
Aves da Papua-Nova Guiné
Aves descritas em 1877 |
6244902 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Earl%20Doherty | Earl Doherty | <div align="justify">
Earl J. Doherty (nascido em 1941) é um autor canadense de The Jesus Puzzle (1999), Challenging the Verdict (2001) e Jesus: Neither God Nor Man (2009). Doherty defende uma versão da teoria do mito de Cristo, a tese de que Jesus não existia como figura histórica. Doherty diz que Paulo pensava em Jesus como um ser espiritual executado em um reino espiritual.
Educação
Doherty declarou que possui um diploma de bacharel em História Antiga e Línguas Clássicas, mas nenhum diploma avançado completo. Seus estudos de graduação lhe deram conhecimentos de grego e latim, aos quais acrescentou um conhecimento básico de hebraico e siríaco .
Escritos
Doherty foi introduzido à ideia de uma origem mítica de Jesus por, entre outras coisas, a obra de G. A. Wells, autor de vários livros discutindo uma forma moderada da teoria do "mito de Cristo". Em 1999, o livro de Doherty, The Jesus Puzzle: Did Christianity Begin with a Mythical Christ? foi publicado pela Canadian Humanist Publications. Ele auto-publicou um relançamento de 2005 de The Jesus Puzzle sob sua própria marca, Age of Reason Publications, junto com dois outros livros. Challenging the Verdict (2001) é uma crítica de The Case for Christ, um livro de apologética cristã do autor Lee Strobel . Jesus: Neither God Nor Man - The Case for a Mythical Jesus (2009) é uma versão revisada e ampliada do The Jesus Puzzle . Em 2012, Doherty publicou The End of an Illusion: How Bart Ehrman's "Did Jesus Exist?" Has Laid the Case for an Historical Jesus to Rest.
Doherty afirma que o cristianismo começou com uma crença em uma figura espiritual e mítica, que os Evangelhos são essencialmente alegoria e ficção, e que nenhuma pessoa identificável chamada Jesus estava na raiz da tradição de pregação da Galiléia. Doherty argumenta em The Jesus Puzzle (2005) e Jesus: Neither God nor Man—The Case for a Mythical Jesus (2009) que Jesus se originou como um mito derivado do Platonismo Médio, com alguma influência do misticismo judaico, e que a crença em um Jesus histórico surgiu apenas entre as comunidades cristãs no século II.
Segundo Doherty, nenhum dos principais apologistas cristãos antes de 180 d.C, exceto Justino e Aristides de Atenas, incluiu um relato de um Jesus histórico em suas defesas do cristianismo. Em vez disso, Doherty sugere que os primeiros escritores cristãos descrevam um movimento cristão fundamentado na filosofia platônica e no judaísmo helenístico, alcançando a adoração de um deus judeu monoteísta e o que ele chama de "Filho do tipo-logos". Doherty argumenta ainda que Teófilo de Antioquia (c. 163–182), Atenágoras de Atenas (c. 133–190), Taciano, o assírio (c. 120–180) e Marco Minúcio Félix (escrevendo em torno de 150–270) não oferecem indicação de que eles acreditavam em uma figura histórica crucificada e ressuscitada, e que o nome Jesus não aparece em nenhum deles.
The Jesus Puzzle
Doherty usou o título The Jesus Puzzle ("O quebra-cabeça de Jesus") para quatro obras diferentes.
No outono de 1997, o Journal of Higher Criticism publicou seu artigo, "The Jesus Puzzle: Pieces in a Puzzle of Christian Origins.".
Na mesma época, ele criou um site com o mesmo título, no qual desenvolveu o material que mais tarde publicaria em forma de livro. Seu método era publicar um primeiro rascunho bastante grosseiro e depois omitir o material que se mostrou insustentável, mantendo a direção geral do argumento. O site continuou a ser usado para comentários e respostas adicionais a críticas e críticas ao seu trabalho.
Seu livro de não ficção The Jesus Puzzle: Did Christianity Begin with a Mythical Christ? foi publicado dois anos depois.
Ele também usou o título de um romance que ele forneceu para download em seu site.
Nos quatro trabalhos, Doherty apresenta visões sobre as origens do cristianismo, promovendo especificamente a visão de que Jesus é uma figura mítica e não uma pessoa histórica. Doherty argumenta que Paulo e outros escritores dos primeiros documentos gnósticos proto-cristãos existentes não acreditavam em Jesus como uma pessoa que encarnou na Terra em um cenário histórico. Em vez disso, eles acreditavam em Jesus como um ser celestial que sofreu sua morte sacrifical nas esferas inferiores do céu nas mãos dos espíritos demoníacos, e foi posteriormente ressuscitado por Deus . Esse mito de Cristo não se baseava em uma tradição que remonta a um Jesus histórico, mas na exegese do Antigo Testamento no contexto do sincretismo religioso judaico - helenístico fortemente influenciado pelo platonismo médio e no que os autores acreditavam ser visões místicas de um Jesus ressuscitado. .
Doherty diz que o mito de Jesus recebeu um cenário histórico apenas pela segunda geração de cristãos, em algum lugar entre os séculos I e II. Ele ainda diz que mesmo o autor do Evangelho de Marcos provavelmente não considerou seu evangelho uma obra literal da história, mas uma composição Midrash alegórica baseada nas profecias do Antigo Testamento . Na hipótese de duas fontes amplamente apoiada, a história de Marcos foi posteriormente fundida com uma tradição separada de ditos anônimos incorporados no documento Q nos outros evangelhos. Segundo Doherty, os autores de Q podem ter se considerado "porta-vozes da Sabedoria de Deus", com Jesus sendo a personificação dessa Sabedoria . Com o tempo, a narrativa evangélica dessa personificação da Sabedoria foi interpretada como a história literal da vida de Jesus. Doherty nega qualquer valor histórico dos Atos dos Apóstolos e refere-se às obras de John Knox, Joseph B. Tyson, JC O'Neill, Burton L. Mack e Richard Pervo na datação de Atos no século II e considerá-lo amplamente baseado na lenda.
Em 2009, Doherty publicou uma edição revisada de seu livro, com um novo título de Jesus: Neither God nor Man, expandido pela incorporação de refutações às críticas recebidas desde 1999 e acumuladas em seu site.
Recepção
Entre os autores que simpatizam com a opinião de que Jesus nunca existiu, a obra de Doherty recebeu reações mistas. The Jesus Puzzle recebeu críticas favoráveis dos colegas miticistas Robert M. Price e Richard Carrier. Frank Zindler, ex-editor do American Atheist, em uma resenha do The Jesus Puzzle, descreveu-o como "o argumento mais convincente contra o histórico Jesus publicado no meu tempo de vida".
George Albert Wells, que já então argumentava para uma forma mais moderada do mito de Cristo e que rejeita a visão de Doherty de que o mítico Jesus de Paulo não desceu à Terra, descreveu The Jesus Puzzle como um "livro importante". R. Joseph Hoffmann considera que existem "razões para os estudiosos sustentarem" a opinião de que Jesus nunca existiu, mas considera Doherty "um 'discípulo' de Wells" que "reformulou muitas das opiniões do primeiro em The Jesus Puzzle (Age of Reason) Publications, 2005), que é qualitativamente e academicamente muito inferior a qualquer coisa até agora escrita sobre o assunto ". Doherty respondeu que seu trabalho deve muito pouco a Wells.
Escritores que não apoiam necessariamente a hipótese de que Jesus não existia encontraram mérito em alguns dos argumentos de Doherty. Hector Avalos escreveu que " The Jesus Puzzle descreve uma teoria plausível para um Jesus completamente mítico".
Bart Ehrman, especialista em crítica textual do NT e cristianismo primitivo, rejeitou Jesus, Neither God nor Man como "preenchido com tantas declarações e reivindicações desprotegidas e não documentadas, e tantas distorções de fato, que seriam necessários 2.400 livro de páginas para lidar com todos os problemas. . . Nenhuma fonte cristã primitiva apóia a afirmação de Doherty de que Paulo e os que estavam antes dele pensavam em Jesus como um ser espiritual, não humano, que foi executado no reino espiritual, e não no terreno. "
Em um livro que critica a teoria do mito de Cristo, o estudioso do Novo Testamento Maurice Casey descreve Doherty como "talvez o mais influente de todos os miticistas" mas alguém que é incapaz de entender os textos antigos que usa em seus argumentos.
Bibliografia
The End of an Illusion: How Bart Ehrman's "Did Jesus Exist?" Has Laid the Case for an Historical Jesus to Rest. Publicações de Ottawa: Age of Reason 2012
Ligações externas
Website of Earl Doherty que inclui uma reprodução do artigo de 1997 Journal of Higher Criticism article "The Jesus Puzzle: Pieces in a Puzzle of Christian Origins"
Resposta de Earl Doherty a Bart Ehrman‘s Did Jesus Exist?
Ateus do Canadá |
3397245 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Tuba%20romana | Tuba romana | A tuba romana é um instrumento musical de bronze, um trompete arcaico, que era usado pelo exército da Roma Antiga; juntamente com a bucina era usada para transmitir os sinais da infantaria, em festas, jogos e funerais.
Mede por volta de 1,2 metro de comprimento; tem origem etrusca e é semelhante ao instrumento grego chamado . Tinha um bocal de bronze ou marfim.
O som da tuba romana é muito diferente do som da tuba moderna.
Ligações externas
Metais (instrumentos musicais)
Instrumentos musicais da Roma Antiga
Exército romano |
1688785 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Nell | Nell | Nell é um filme de drama estadunidense de 1994 dirigido por Michael Apted, de um roteiro escrito por William Nicholson. O filme é estrelado por Jodie Foster (que também produziu) como Nell Kellty, uma jovem que tem que enfrentar outras pessoas pela primeira vez depois de ser criada por sua mãe em uma cabana isolada. Liam Neeson, Natasha Richardson, Richard Libertini e Nick Searcy são destaque em papéis coadjuvantes. O filme é uma adaptação cinematográfica da peça teatral Idioglossia de Mark Handley, o roteiro de Nell foi desenvolvido pela coprodutora Renée Missel e foi inspirado pelo tempo de Handley vivendo nas Cordilheira das Cascatas na década de 1970, e a história dos gêmeos Poto e Cabengo, que criaram sua própria língua.
Nell recebeu lançamento limitado em 16 de dezembro de 1994, antes de expandir para o lançamento em 23 de dezembro. O filme, após o lançamento, recebeu críticas mistas de críticos de cinema que elogiaram a direção, trilha sonora e performances, mas criticaram sua execução e exploração limitada da personagem-titular, e foi um sucesso de bilheteria que arrecadou mais de US$106 milhões em todo o mundo, com um orçamento de produção de US$24,5 milhões.
A performance de Foster foi amplamente elogiada e trouxe vários prêmios e indicações. Ela ganhou o primeiro Prémio Screen Actors Guild de melhor atriz principal em cinema e foi indicada ao Oscar de melhor atriz e ao Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático. O filme também recebeu duas indicações adicionais no 52º Globo de Ouro de melhor filme dramático e melhor trilha sonora original.
Sinopse
Relata a história fictícia de uma garota que é encontrada numa casa afastada da cidade. Apesar de não poder ser considerada uma criança selvagem, ela não aprendeu a falar pois a mãe foi encontrada morta e tudo indicava que sofria de algum tipo de distúrbio neurológico, mas descobriu-se que fora efeito da criação isolada (após a morte de sua mãe e da sua irmã) e aprendizado da linguagem afásica de sua mãe, possível vítima de um AVC.
O filme trata de uma mulher de cerca de 30 anos que foi criada na floresta longe de toda sociedade e civilização, tendo contato somente com a sua genitora e sua irmã gêmea falecida entre 6 a 10 anos de idade. A mãe de Nell sofreu derrame e por isso não possuía uma dicção adequada, era afásica, e se escondia do “mundo” provavelmente (Não se pode afirmar por se tratar de uma hipótese) por ter sido vítima de estupro e não possuía parentes para lhe amparar.
Sendo assim, Nell viveu por trinta anos uma vida simples, e possuía um dialeto próprio inspirado nas dificuldades da fala da mãe e da própria vivência da moça, até ser descoberta pelo Dr Jerome Lovell no momento em que ele foi constatar a morte de sua mãe.
Daí, Nell se tornou um caso curioso e interessante para este doutor e tantos outros que ele solicitou ajuda e o filme concentra-se na decisão: - O que fazer com Nell ? Ela era capaz de viver sozinha na floresta? Deveria ser internada num hospital? Era autista, deficiente mental, louca?... A trama gira em torno desta decisão e os médicos Dr Jerome Lovell e Drª Paula (psicóloga) tentam defender suas opiniões, inicialmente antagônicas, mas durante a observação mudaram de opinião e tentaram um consenso.
A aproximação de Nell, provocou no médico e na psicóloga uma imersão para si mesmos, quando eles passaram a vislumbrar as possibilidades diferentes que eles próprios poderiam ter em relação a sua própria vida.
Na penúltima cena, os personagens estão no tribunal decidindo o que fazer da vida da “Mulher Selvagem” é quando Nell decide se expressar em seu dialeto e o Dr Lovell serve de intérprete, neste momento fica clara a desenvoltura, a maturidade e a autonomia dela. Sendo assim, a personagem principal consegue provar que é capaz de viver sozinha e na cena final, ela já está em sua casa na floresta comemorando seu aniversário com os amigos.
Elenco
Jodie Foster .... Nell Kellty
Liam Neeson .... Dr. Jerome "Jerry" Lovell
Natasha Richardson .... Dr. Paula Olsen
Richard Libertini .... Dr. Alexander "Al" Paley
Nick Searcy .... xerife Todd Peterson
Jeremy Davies .... Billy Fisher
Robin Mullins .... Mary Peterson
O'Neal Compton .... Don Fontana
Sean Bridgers .... Mike Ibarra
Joe Inscoe .... juiz
Heather M. Bomba e Marianne E. Bomba .... gêmeas
Stephanie Dawn Wood .... Ruthie Lovell
Nicole Adair .... criança autista
Marlon Jackson .... enfermeiro
Produção
A produção ocorreu na Carolina do Norte, incluindo a cidade de Robbinsville e a cidade de Charlotte.
Recepção
Bilheteria
O filme estreou com US$5,7 milhões. Ele finalmente arrecadou US$33,6 milhões no mercado interno, ao mesmo tempo em que arrecadou mais de US$73 milhões em todo o mundo, totalizando US$106,6 milhões em todo o mundo.
Resposta crítica
Nell recebeu críticas positivas da crítica, que elogiou o elenco, mas criticou o roteiro. Foster recebeu elogios por sua performance. A crítica do Washington Post observou que "Jodie Foster, transcendente no papel-título bravura, é muito maior do que o próprio filme, e sua performance ajuda a camuflar as fraquezas de sua estrutura e a ingenuidade de seus temas." Em sua crítica para o The New York Times, Janet Maslin observou que: "Por todo o seu brilho técnico, nem mesmo o desempenho intenso e realizado da Sra. Foster no papel-título é muito surpreendente. A história de Nell se desenrola de maneiras inesperadamente previsíveis, agarrando-se ferozmente ao pensamento banal de que a inocência de Nell a torna mais pura do que qualquer outra pessoa na história." Maslin também desejou que o filme tivesse explorado a sexualidade adulta de Nell. Roger Ebert gostou do filme, comentando que "Apesar de sua filosofia previsível, no entanto, Nell é um filme eficaz, e comovente". Ele também destacou as performances de Foster e Neeson. O filme atualmente detém uma pontuação de 55% no Rotten Tomatoes de 33 críticas. O consenso do site afirma: "Apesar de uma performance comprometida de Jodie Foster, Nell opta por um melodrama pesado em vez de se envolver com os dilemas éticos de socializar sua filha selvagem titular."
Listas de filmes de fim de ano
2º – John Hurley, Staten Island Advance
5º – Christopher Sheid, The Munster Times
Top 10 (listado em ordem alfabética, não classificado) – Eleanor Ringel, The Atlanta Journal-Constitution
Top 10 (listado em ordem alfabética, não classificado) – Jeff Simon, The Buffalo News
Menção honrosa – Betsy Pickle, Knoxville News-Sentinel
Menção honrosa – Duane Dudek, Milwaukee Sentinel
Menção honrosa – Michael MacCambridge, Austin American-Statesman
Prêmios e indicações
Ligações externas
Nell - Adoro Cinema
Análise sobre o filme: A selvagem e a linguagem. Flávio Valadares.
Filmes dos Estados Unidos de 1994
Filmes de drama dos Estados Unidos
Filmes de drama da década de 1990
Filmes dirigidos por Michael Apted
Filmes sobre crianças selvagens
Filmes em língua inglesa
Filmes em línguas fictícias
Filmes ambientados em florestas
Filmes ambientados na Carolina do Norte
Filmes gravados na Carolina do Norte
Filmes baseados em peças de teatro
Filmes com trilha sonora de Mark Isham
Filmes da 20th Century Studios |
536641 | https://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge%20Figueiredo | Jorge Figueiredo | Jorge Fidelino Galvão de Figueiredo (1944) é um jornalista e economista brasileiro radicado em Portugal.
Licenciado em Ciências Económicas pela Universidade de São Paulo (PUC), vive em Portugal desde 1975. Durante alguns anos dedicou-se ao jornalismo económico, tendo sido redactor e editor de várias publicações, com destaque para O Diário. Actualmente trabalha como economista e consultor, sendo a Economia da Energia a sua especialidade principal. Dirigiu ou participou em numerosos projectos, tanto em Portugal como noutros países. É autor de A Volta ao Mundo em 80 Bytes, um livro pioneiro em Portugal sobre informática. Fundou e dirige, com Miguel Urbano Rodrigues, o sítio de informação alternativa Resistir.Info.
Ligações externas
Resistir.info
Jornalistas de Portugal
Economistas de Portugal
Brasileiros de ascendência portuguesa |